CCTECA realiza observação da lua com telescópios neste sábado, 23

Educação
20/03/2024 15h30

Promovido pela Prefeitura, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), vinculada à Secretaria Municipal da Educação (Semed), irá realizar mais um evento astronômico aberto ao público aracajuano e sergipano neste sábado, 23.

Com a presença da Lua cheia no próximo sábado, 23, a Casa de Ciência, em parceria com a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease), estará no piso superior do calçadão da Praia Formosa, no bairro 13 de Julho, a partir das 18h, disponibilizando a observação lunar por meio de telescópios.

No sábado, com cerca de quatro telescópios disponíveis para a população, o evento, que sempre reúne um grande público, já que é uma das atrações mais populares da CCTECA, vai ter um toque ainda mais especial, sendo realizado um dia após o aniversário de 15 anos da Casa de Ciência. O coordenador, Augusto Almeida, comemora a coincidência de ter a presença da Lua cheia num espaço de tempo tão próximo.

“A observação com telescópios é um projeto que a gente tem desde 2009, em que é realizado na lua quarto crescente e na lua cheia por conta de algumas possibilidades. Para que o evento seja possível, sempre contamos com o apoio da Sease e da Guarda Municipal, que garante a proteção das pessoas no evento. É uma felicidade que, coincidentemente, bem após da data de aniversário da CCTECA, teremos essa observação de telescópio. Então, será um momento ainda mais especial. Digamos que iremos brindar, astronomicamente, esses 15 anos da Casa de Ciência”, declara Augusto.