Tancredo Neves: concluídas escavações, obra avança no recapeamento e reforma de passeios e ciclovias

Obras e Urbanização
21/03/2024 08h00

A celeridade empregada pela Prefeitura de Aracaju na reestruturação da avenida Presidente Tancredo Neves possibilitou que as escavações, um dos aspectos mais complexos da obra, fossem concluídas antes do tempo previsto.

Na terceira faixa, nos dois sentidos, foi executada a fresagem do pavimento, remoção de 15 cm da base, contabilizando escavações de, no mínimo, 25 cm, e sua reconstituição. Essa intervenção na estrutura possibilita um reforço na via, para suporte de veículos pesados, como ônibus e caminhões.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, explica a importância dos serviços de escavações.

“Nós notamos que a faixa três tinha um desgaste bastante elevado porque ela, por estar situada do lado direito, tem um fluxo maior de veículos pesados. Por isso foi importante promover essa medida diferente. Em alguns pontos, não só a base estava danificada, mas também a sub-base e o subleito. Então, nesses trechos, foi preciso fazer uma escavação ainda mais profunda. A reconstituição da terceira faixa conta com a aplicação, neste primeiro momento, de uma camada de 7 cm de asfalto. Ao final da obra, assim como nas outras duas faixas, será aplicada mais uma camada de 3 cm, de fora a fora, contabilizando 10 cm de espessura de asfalto. Isso vai garantir que a avenida resista por muito mais tempo e evite o surgimento de problemas”, comenta.

A Prefeitura iniciou, nos últimos dias, o trabalho de reconstrução de ciclovias em trechos danificados, a partir da demolição e aplicação de concreto pigmentado. Além disso, segue revitalizando as calçadas.

O recapeamento, por sua vez, está próximo de ser concluído. O lançamento desta primeira camada de asfalto acontece no período noturno e, neste momento, é realizado nas proximidades do Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite, no viaduto Governador Marcelo Déda (Mergulhão) e no viaduto do DIA e suas alças.

“Quando finalizarmos a aplicação desta primeira camada de asfalto, de 3 cm nas faixas 1 e 2, e 10 cm na faixa 3, iremos concentrar todos os esforços na reforma de ciclovias e passeios e na melhoria da rede de drenagem. Quando tudo isso for finalizado, aplicamos a segunda capa de asfalto, de mais 3 cm, totalizando 6 cm (faixas 1 e 2) e 10 cm (faixa 3) de espessura. O trabalho foi dividido em duas partes para que os problemas eventuais causem impacto mínimo no novo pavimento e tenhamos tempo de corrigi-los”, detalha Ferrari.

Com 15 km de extensão em seus dois sentidos, a avenida Presidente Tancredo Neves recebe, em seu processo de reestruturação, o recapeamento asfáltico, recuperação da rede de drenagem pluvial, melhoria de passeios e ciclovias, nova sinalização viária e implantação de acessibilidade.

A obra é fruto de um investimento de R$ 26.673.726,92 em recursos próprios. Esta é uma contrapartida ao financiamento realizado junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que garantiu R$ 500 milhões em recursos para a realização de obras estruturantes e de mobilidade urbana para a capital sergipana.

A obra

Foram adotadas duas concepções para orientar os trabalhos: sentido crescente, para a via que direciona o condutor à zona Sul; e sentido decrescente, que direciona o condutor à saída da cidade e à zona Norte. O trabalho na via foi dividido nas faixas 1 (esquerda), 2 (central) e 3 (direita).

Nas faixas 1 e 2, foi fresado (retirado) o asfalto em uma profundidade de 6 cm. Tem sido aplicado, primeiro, um novo pavimento de espessura de 3 cm; será aplicada uma nova camada com mais 3 cm, restabelecendo a espessura de 6 cm da via. Já a faixa 3 tem todo o seu asfalto fresado e tem retirados mais 15 cm da base existente. Após, vem sendo aplicada uma nova base de brita graduada e uma nova camada de asfalto com 7 cm de espessura.

Ao final da obra, será aplicada outra camada de asfalto com mais 3 cm, totalizando uma espessura de 10 cm. Entre as faixas 1, 2 e 3 serão utilizadas técnicas diferentes pelo nível de desgaste mais elevado da faixa 3. Além disso, ela é destinada ao tráfego de veículos de maior porte.

A complexidade e o impacto da obra demandaram medidas diferenciadas, como o trabalho durante o período noturno (das 20h às 5h) e aos finais de semana.