Ações de prevenção ampliam a capacidade de resiliência de Aracaju para o período chuvoso

Defesa Civil
21/03/2024 16h50

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atua em pontos estratégicos da cidade a fim de mitigar os riscos à população durante os períodos chuvosos. As demandas integram o cronograma de ações preventivas, realizadas pela Defesa Civil de Aracaju, adotadas com base no monitoramento e mapeamento de áreas de risco, além da atenção voltada às ocorrências registradas por meio do serviço emergencial 199.

Entre as medidas executadas está a desobstrução do sistema de drenagem e limpeza de canais, principalmente nas áreas onde acontecem alagamentos. Os trabalhos são realizados de forma intersetorial, com a parceria da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado, indica que as medidas integram o Plano de Resiliência de Aracaju. "Realizamos estudos e reunimos dados relevantes, que orientam as ações da Prefeitura de Aracaju na prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, frente às situações adversas que possam ocorrer. Atuamos de maneira integrada para que possamos proporcionar maior segurança e resiliência à nossa cidade e aos seus cidadãos", frisou o secretário.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, somente neste ano já foram contemplados bairros como Santa Maria, Marivan, e demais regiões localizadas na antiga Zona de Expansão de Aracaju. "Esse é um trabalho contínuo, porém, com planejamento e uso estratégico dos levantamentos realizados pela Defesa Civil, conseguimos intensificar e agir de maneira assertiva em locais mais suscetíveis, orientando o trabalho das equipes que otimizam o sistema de drenagem, com limpeza e manutenção", salientou.

Além da atenção à rede de drenagem urbana, as ações de mitigação de riscos consideram, principalmente em áreas de encosta de morro, os riscos que podem ser ocasionados pela inclinação de árvores. "Nesta semana, no bairro Porto Dantas, realizamos, em parceria com a Emsurb, e com a devida avaliação e autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a eliminação de risco de queda de árvore, que também oferecia risco às residências", acrescentou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo.

Desde 2023, foram realizadas sete operações conjuntas, que resultaram na eliminação de risco de queda de 10 árvores, das quais seis foram no bairro Porto Dantas, três no Santos Dumont e uma no Jardim Centenário. Todas as árvores foram devidamente avaliadas pela Sema e classificadas como risco de queda.

O órgão alerta para a necessidade de a comunidade manter o olhar atento, principalmente durante a incidência de chuvas. "É importante verificar possíveis alterações ou situações de anormalidade, como a inclinação de árvores e postes, pois, além do risco de queda, podem indicar a movimentação de massa, o que ensejaria o risco de deslizamento de terra", alertou o representante da Defesa Civil de Aracaju.

Em situação de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 199, que funciona 24h para atendimento à população.