Prefeito Edvaldo entrega 1.850 escrituras de casas do 17 de Março

Agência Aracaju de Notícias
21/03/2024 22h28

As escrituras de 1.855 residências do 17 de Março foram entregues na noite desta quinta-feira, 21, para os moradores dos blocos I e II do bairro. Presente no ato, o prefeito Edvaldo Nogueira realizou a entrega simbólica de 40 das escrituras. Em seguida, as equipes da Prefeitura entregaram os documentos restantes aos demais proprietários dos imóveis. O evento de hoje, muito esperado pelos moradores do bairro, é mais uma das ações que celebram o aniversário de 169 anos de Aracaju. 

“Hoje é um dia de alegria para todos os moradores do 17 de Março e também para mim. Quando eu chego aqui percebo que quando a gente quer, quando um prefeito trabalha e se organiza, ele consegue mudar e fazer muitas coisas pelas comunidades. Tenho orgulho de dizer que sou o prefeito que mais trabalhou nessa cidade e que depois de 40 anos construiu um bairro novo em Aracaju. Hoje o 17 de Março tem casas lindas, ruas asfaltadas, rede de drenagem e de esgoto, toda a infraestrutura para o povo viver bem. Agora, com a escritura das casas, as pessoas têm ainda mais motivo para comemorar e serem felizes. As casas já eram de vocês, agora todos têm a documentação desse bem fundamental que é a moradia”, enfatiza. 

Responsável por idealizar e construir o bairro durante suas gestões, Edvaldo relembrou a história do 17 de Março e destacou como o local deu mais dignidade para as pessoas. 

“Aqui moram as pessoas que residiam no Morro do Avião, na Água Fria, Arrozal, pessoas que moravam onde tinha lama, que viviam em condições péssimas. Já entregamos mais de 2.500 residências e ainda este ano entrego mais 1.200 no Mangabeiras. Mesmo tendo feito tudo isso, o que eu ainda fizer pelo 17 de Março será pouco, quando se compara ao carinho e amor que recebo dos moradores daqui, por tudo tudo que eles me deram de volta”, conta.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, todo o conjunto habitacional foi criado durante a gestão de Edvaldo e agora os moradores recebem o documento que oficializa a regularização dos imóveis. 

“Esse conjunto foi construído na primeira gestão de Edvaldo. A partir de 2017, o prefeito determinou que a gente fizesse um grande levantamento para regularizar essas casas. Tivemos todo o trabalho de delimitar as casas, passamos pelo cartório e, finalmente, estamos entregando agora escrituras de 1.855 casas. Nesse primeiro momento estão sendo entregues às pessoas que receberam as casas originalmente, mas tem aquelas que venderam os imóveis ao longo desse tempo ou que faleceram, por exemplo, e essas situações serão resolvidas”, explicou.

A diretora de habitação social da Prefeitura de Aracaju, Rosária Rabelo, explicou como foi realizado o processo que realiza hoje o sonho de 1.855 famílias.

“Todo esse processo é extremamente burocrático, porque temos que juntar toda a documentação, de todos os proprietários, e enviar para que o cartório possa confeccionar o Título de Posse e a escritura dos imóveis. É um grande sonho que está sendo realizado neste momento para essa comunidade, que há tantos anos almejava isso. Hoje eles podem dizer: ‘eu sou dono da minha moradia, de fato e de direito’. Oficialmente hoje eles são donos de suas propriedades e estão muito felizes com isso”, destacou

Sonho realizado
A moradora do 17 de Março, Isaltina Romão Silva, de 51 anos, recebeu a escritura do seu imóvel com sorriso no rosto. Ela agradeceu pela promessa cumprida pelo gestor de garantir moradia digna para a comunidade. 

“Para mim isso é muito importante, porque quando a gente mora sem uma escritura fica aquele medo de perder. Mas, graças a Deus e ao prefeito, ele está nos dando esse privilégio de entregar a nossa documentação. É uma satisfação sair com tudo certinho daqui. Ele está cumprindo com o que prometeu, e nós estamos todos felizes por sair daqui com tudo regularizado”, disse.

Para Rejane Vieira, autônoma de 49 anos, o tempo de espera acabou e a escritura é mais uma garantia de que o imóvel é de cada morador.

“Foram 11 anos esperando receber essa escritura e agora estou muito contente, porque estou com a minha em mãos. Ela é mais uma garantia que a gente tem. É mais uma prova de que aquela casa é nossa”, comentou

17 de Março 
O bairro 17 de Março foi criado através da Lei nº 4.024 e possui sua área desmembrada do bairro Santa Maria. O terreno foi cedido pela União, através da Portaria nº 347, de 21 de dezembro de 2004, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O objetivo foi estabelecer a promoção de habitação de interesse social que, a partir da construção de 2.335 residências, entre casas e apartamentos, destinadas a comunidades que viviam em ocupações dispersas pela cidade. 

No local, foi executada a urbanização, com realização de terraplanagem, rede de drenagem pluvial, rede de esgotamento sanitário, de água potável e de abastecimento de energia elétrica, pavimentação asfáltica, passeios e acessibilidade.