Defesa Civil de Aracaju participa do seminário "Mitigação aos Efeitos da Chuva 2024"

Defesa Civil
22/03/2024 14h50

A Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participa nesta sexta-feira, 22, do seminário "Mitigação aos Efeitos da Chuva 2024". A programação, organizada pela Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), ocorre ao longo do dia no auditório da Biblioteca Pública Epiphânio Dória, na capital.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta a contribuição proporcionada pelo conteúdo transmitido durante o evento. "O seminário é importante tendo em vista que estamos prestes a entrar na quadra chuvosa, e todos os ensinamentos passados aqui são, de forma integral, incorporados às ações da Defesa Civil. Teremos palestrantes de nível nacional. Então, isso engrandece ainda mais o evento e contribui cada vez mais para que tenhamos uma cidade cada vez mais resiliente, buscando o alinhamento com as outras Defesas Civis", considera.

Para o coordenador Técnico e Operacional da Defesa Civil de Aracaju, Nélison Brandão, essa é uma oportunidade importante de dialogar sobre as tendências meteorológicas. "É um evento de suma importância, uma vez que ele vai mostrar as principais tendências das chuvas desse ano. Essas informações representam um fator considerável em relação à prevenção. Então, estaremos mais preparados quanto a esses eventos que estão relacionados com a chuva", frisou.

Segundo o superintendente da Supdec, tenente-coronel Luciano Queiroz, o seminário apresenta conteúdos que contribuem para a preparação voltada ao período de quadra chuvosa. "O governo do estado realiza, através da Defesa Civil, o Seminário, resultado de um planejamento iniciado há quatro meses, com o intuito de tratar com as Defesas Civis municipais assuntos pertinentes, de maneira que estejam preparadas para fazer a gestão de risco, prevenção, mitigação e preparação, principalmente, diante da quadra chuvosa. Trouxemos especialistas em cada área, como do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad)", salientou.

A coordenadora de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Defesa Civil Nacional, Rosane Vieira, que apresentou uma das palestras durante o seminário, reforça a importância de estabelecer articulação entre as esferas federal, municipal e estadual, para promover uma rápida resposta diante das situações adversas. "Nós viemos demonstrar a importância do trabalho articulado com o governo federal, municipal e estadual, quando há o risco de um desastre, principalmente na fase pós- desastre. É muitíssimo importante a união de esforços para que possamos dar uma resposta mais rápida à população e assim restabelecer, o mais rápido possível, a vida da população afetada", explicou.

A programação contou com a presença de, aproximadamente, 130 participantes, dos diversos municípios sergipanos, a exemplo de Maruim, Tobias Barreto, Itabaiana, Moita Bonita, Riachuelo, Siriri, Pacatuba, Gararu, Lagarto, Brejo Grande, Ilha das Flores, Arauá, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Pedrinhas, Divina Pastora, Santana do São Francisco, Areia Branca, Nossa Senhora da Glória, Frei Paulo, Tobias Barreto, Pinhão, Feira Nova, Neópolis, Nossa Senhora do Socorro, além de representantes do estado de Pernambuco, entre outros.