Prefeitura promove educação ambiental para estudantes da rede municipal em alusão ao Dia da Água

Serviços Urbanos
22/03/2024 17h57

A tarde desta sexta-feira, 22, foi de muito conhecimento para os alunos da 1ª e 2ª séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, localizada no Bairro Industrial, na zona Norte da capital. Na oportunidade, as crianças, com faixa etária entre 6 e 9 anos, puderam aprender, de forma lúdica, sobre a importância da preservação da água, como não poluir e dar o tratamento correto aos resíduos sólidos. Para atrair a atenção dos pequenos e conscientizá-los a respeito dos temas, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) apresentou uma peça teatral encenada pelos jovens educadores ambientais.

Foi montada uma tenda ambiental na escola, com o intuito de demonstrar, na prática, sobre o descarte correto de diversos materiais. Ações como essa, refletem o interesse da Prefeitura de Aracaju em conscientizar as gerações futuras para cuidar da cidade e do meio ambiente.

"É necessário incluir temas relacionados aos cuidados com os recursos hídricos na educação, pois isso é uma forma de encarar com otimismo, ensinando os pequenos sobre a importância desse bem tão precioso e como a coleta e destinação adequadas de resíduos protegem as águas e a cidade de situações de desastre. Somente através do diálogo possibilitamos a mudança, seja de maneira mais suave, com orientação pedagógica e atividades lúdicas dos nossos agentes capacitados para cuidar de um mundo em constante transformação", refletiu o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Durante este ano, os agentes da Emsurb efetuaram visitas em 15 bairros da capital, incluindo as zonas Norte e Sul, levando orientações porta a porta. Em paralelo, outras ações simbólicas foram feitas nas regiões de manguezais e na faixa de areia da praia, bem como a blitz ambientais em praças e na Orla da Atalaia. Ainda houve visitas junto a outros órgãos municipais com amostra dos serviços prestados pela educação ambiental. A iniciativa desenvolvida pelo órgão municipal é uma maneira de preparar crianças, adolescentes e jovens para as mudanças climáticas e, consequentemente, para preservar um dos recursos mais importantes do planeta: a água.

"Essas questões ambientais são importantes e, através de ações como essas, sensibilizamos as crianças e toda população. Afinal, nós fazemos parte do meio ambiente, então devemos cuidar e preservar para ter", disse a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, Silva Karina Falcão Silva.

Após a apresentação teatral, a estudante Safira Silva, 6, fez questão de destacar sobre o que aprendeu e deixou um recado para os amigos. “Não podemos jogar lixo no chão, nem na praia e nem praças, tem que deixar o ambiente limpo porque a água pode acabar”, refletiu a pequena.

O supervisor da Coordenadoria de Resíduos Sólidos, Pedro Augusto, explica a relevância da ação para as próximas gerações. "Estamos em um tempo em que precisamos preservar, devido às chuvas e à problemática da dengue. Com a visita, conseguimos apresentar às crianças que deixar a água em recipientes parados é errado, além de reforçar o reaproveitamento desse recurso para a lavagem de calçadas e outros espaços. Destacamos a relevância de preservar este bem tão universal dentro de suas casas ou nas escolas onde estudam, afinal água é para todos nós”, reitera.