Perimetral Oeste: alunas do curso de Manicure participam do Programa de Protagonismo Feminino

Agência Aracaju de Notícias
22/03/2024 18h50

Na tarde desta sexta-feira, 22, as alunas do curso de Manicure e Pedicure, oferecido pela Prefeitura de Aracaju à comunidade do entorno da avenida Perimetral Oeste, em parceria com o Senac, participaram de um encontro sobre o Programa de Protagonismo Feminino. O projeto desenvolve um conjunto de ações integradas voltadas para o fortalecimento das mulheres da a nova avenida, tanto no âmbito social, quanto no econômico. A ação aconteceu no Escritório de Atendimento à Comunidade, no bairro Santos Dumont.

Na questão social, a partir do programa, a gestão municipal promove uma cultura de respeito e igualdade por meio de atividades de conscientização, abordando temas como igualdade de gênero, direitos das mulheres e prevenção da violência doméstica. Pensando também no desenvolvimento econômico, o Programa de Protagonismo Feminino estimula o empreendedorismo entre as mulheres e a capacitação profissional, apoiando na superação de barreiras que limitam oportunidades no mercado de trabalho e no cenário empresarial.

Segundo a assistente social da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju para execução do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste, Joyce Nayam, o objetivo da ação é informar o grupo a respeito das ações do Programa de Protagonismo Feminino para que, mesmo após a conclusão do curso, elas possam estar envolvidas e engajadas nas atividades. “Nosso maior propósito é ajudá-las a terem mais oportunidades de formação profissional, aperfeiçoamento, noções de empreendedorismo, mentorias e apoio nos seus negócios de forma geral”, explica.

O evento contou com a participação das assistentes sociais da Cobrape, empresa supervisora do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, Joselice Nunes e Onildete Salimben, que desenvolveram uma dinâmica e compartilharam o conteúdo da Campanha de Valorização Feminina sobre os desafios de ser mulher, que vem sendo apresentado em outras ações executadas neste mês de março pelo Trabalho Técnico Social (TTS), em comemoração ao Dia da Mulher.

Além disso, a turma participou de um momento sobre projeto de vida, conduzido pela consultora credenciada do Sebrae, Maricelia Ofsiany. “O projeto de vida vai ajudá-las a tomar consciência sobre como ter um planejamento de vida, pois envolve questões pessoais e sociais, então, vai ficar muito mais fácil trabalhar o planejamento de um negócio, de uma profissão, porque quando você alinha isso e tem uma clareza da importância do planejamento, fica muito mais fácil de trabalhar a vida profissional e o empreendedorismo”, relata.

Janicleia Gomes aprovou a tarde e ficou muito interessada em fazer parte das ações do Programa de Protagonismo Feminino. “Foi um grande aprendizado nesta tarde de hoje, para que possamos nos fortalecer e melhorar cada dia mais. Participar desse programa é o que mais quero, isso vai me ajudar muito depois que o curso acabar”, partilha.