39ª Corrida Cidade de Aracaju: excelência na organização atrai participantes de todo o país

Agência Aracaju de Notícias
23/03/2024 16h30

A Corrida Cidade de Aracaju, que integra as comemorações alusivas ao 169º aniversário da capital sergipana, vem atraindo, nos últimos anos, corredores de diferentes partes do país em virtude da organização impecável e um acolhimento de primeira classe proporcionado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). Com uma participação recorde de nove mil atletas inscritos, o evento, que está na 39ª edição, consolidou-se como um dos mais esperados do ano.

A excelência na organização não é por acaso. Desde a entrega dos kits aos competidores até a logística de recepção, organização do trânsito, limpeza e sinalização das avenidas, distribuição de água nos trajetos de 5 km, 10 km e 24 km, além de segurança.

Cada detalhe foi cuidadosamente planejado pela Prefeitura de Aracaju, numa força-tarefa multissetorial, a qual pode ser chamada de ‘alicerce’ para o sucesso da competição, garantindo um ambiente propício para que os corredores possam buscar suas conquistas individuais.

Dentre as iniciativas implementadas, destacam-se também o controle do tráfego em todos os trechos e vias percorridos durante a competição, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT); serviços médicos de urgência e emergência; além do transporte disponibilizado para os corredores, entre outras ações.

O corredor dos 10 km, Erick Mateus Santos, aprovou a organização. “Fiquei muito satisfeito. Até que não teve tanta fila lá no shopping Jardins, para entrega dos kits, foi bem interessante isso e eu gostei muito da disposição geral das tendas, o local está bem legal, arejado. Está tudo muito organizado. Quando estava vindo para cá, passei pela UFS e percebi que estão bem localizados os pontos, estão bem interessantes, bem dispostos, bem legal mesmo”, elogiou o atleta, minutos antes da largada. 

José Lima, que também fará o trajeto de 10 km, veio do município de Ribeirópolis, na região Agreste, e participa pela primeira vez. “Já pratiquei alguns esportes e um dos melhores é a corrida, porque não precisa bater, não precisa apanhar, a luta é contra você mesmo. Venho de Ribeirópolis e estou achando a organização maravilhosa, muito bem elaborada. Eu me surpreendi bastante e quero fazer o possível para agradar a minha equipe”, afirmou.

Opinião semelhante tem Alexinaldo Borges, corredor dos 10 km. “A Prefeitura de Aracaju surpreendeu este ano, porque a quantidade de atletas que está participando superou os anos anteriores. Espero que o sol e o calor ajudem. Tem muita água para hidratação. A organização é de excelência, os postos de água estão bem divididos. O policiamento de trânsito está contribuindo muito, desde às 13h30 estava tudo sinalizado. Tendo uma boa segurança para os transeuntes, para os atletas e tendo um bom posto de abastecimento de água, aí a corrida só tem a bombar”, enalteceu.

Outro corredor dos 10 km, Cássio Passos elogiou os pontos de apoio.  “Está bem organizado, os pontos de concentração estão bem distribuídos, é um aspecto bem legal que vocês colocaram este ano, porque, quem vai esperar por duas horas, como a gente aqui, pelo menos vamos ter um descanso legal. Agora, espero fazer uma prova tranquila e que a gente não tenha nenhum empecilho”, disse.

Já a estudante Marina Mendonça, 21 anos, corredora dos 5 km, disse que começou a se preparar para a corrida há três meses e se surpreendeu com o planejamento da prova. “Comecei a treinar em janeiro, três meses treinando especificamente para esta corrida. Achei tudo bem organizado, bem fácil de encontrar todo mundo. Que seja uma prova tranquila, que todo mundo se divirta, que é o mais importante”, colocou.

A professora Simone Tadeu, estreante dos 5 km, ficou com boa impressão. “É a primeira vez que eu estou participando e estou com a expectativa muito grande de estar fazendo esses primeiros 5 km. Estou achando o máximo a organização desse ano e, como é a primeira vez que eu estou participando, estou adorando”, afirmou.

José Ricardo dos Santos, 50 anos, funcionário público e corredor dos 24 km, achou a organização do evento eficiente. “O evento está satisfatório, com destaque para o transporte público, que era uma preocupação se realmente iria ter ou não. A Prefeitura está de parabéns. Percebe-se que foi realmente pensado e planejado”, elogiou.

Com tantos elogios, a Corrida Cidade de Aracaju destaca-se não apenas pela sua tradição, mas também pela qualidade do acolhimento oferecido aos seus participantes. Ao longo dos últimos sete anos, sob a coordenação da atual administração, o evento cresceu tanto que se tornou uma referência não apenas no cenário esportivo local, mas também regional, sendo reconhecido como a maior corrida de rua do Norte e do Nordeste.

Com uma combinação única de organização exemplar, tradição e hospitalidade, a Corrida Cidade de Aracaju mais uma vez demonstra por que é tão aguardada e celebrada por atletas e entusiastas de todo o Brasil.

39ª Corrida Cidade de Aracaju

Maior corrida de rua Norte/Nordeste do país, a Corrida Cidade de Aracaju chega à 39ª edição com número recorde de inscritos. Este ano, a tradicional competição esportiva realizada pela Prefeitura de Aracaju para celebrar o aniversário de fundação da capital sergipana, conta com nove mil atletas, quantitativo 50% maior que o da edição anterior. Além de estimular a prática esportiva, a competição fomenta diversos setores da economia local e entregará R$200 mil em prêmios aos atletas, o dobro do total destinado à premiação na edição passada.

A 39ª Corrida Cidade de Aracaju é coordenada pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e conta com o apoio do Exército Brasileiro, da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Prefeitura de São Cristóvão e Federação Sergipana de Atletismo (FSAT).