Aracaju assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal junto ao MPSE

Saúde
26/03/2024 13h00

Na união de esforços para aumentar a cobertura vacinal, toda iniciativa se faz fundamental. Com este norte, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), representada pela secretária Waneska Barboza, assinou, junto ao Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, ação do Conselho Nacional do Ministério Público, através da Comissão de Saúde.

Diante de diversos representantes do Estado, o pacto foi assinado tendo como foco principal a sensibilização da população para que os níveis de vacinação voltem a ser positivos, sobretudo após período em que as fake news disseminaram inverdades sobre as vacinas. “É um pacto muito importante porque se soma ao trabalho que nós, enquanto gestão pública, temos feito que é, justamente, incentivar e conscientizar a população sobre a importância das vacinas. É de extrema necessidade que possamos estar juntos, afinal, vacinadas salvam vidas e é isso que as pessoas têm que ter em mente. Cada vacina envolve muito estudo, muita avaliação, muito empenho dos cientistas e são confiáveis. Queremos retomar os números positivos e voltar a colocar o Brasil como referência para o mundo “, ressalta Waneska Barboza.

Durante o evento, a SMS disponibilizou vacinas contra covid-19, influenza, febre amarela e hepatite B. “Aproveitando o momento, trouxemos os imunizantes para ser mais um incentivo e, claro, tornar a vacinação mais acessível, como temos feito em diversas situações. Lembrando que temos vacinas disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família [USF], de segunda a sexta, e nos três shoppings da capital, aos sábados”, complementa a secretária.

O procurador-geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, agradeceu a parceria da Prefeitura e salientou a relevância do momento. “Nos entristece saber que o brasileiro está deixando de tomar vacina. O SUS disponibiliza uma série de vacinas de graça para a população. É importante que o MPE adere a essa campanha para mobilizar a população e que possamos voltar a dar a importância devida às vacinas. Vivemos um período de polarização que afastou as pessoas da vacina, mas a saúde não pode ser polarizada, por isso essa necessidade de aderir a esses pacto”, pontua o procurador.

Presente no evento, o governador Fábio Mitidieri também reforçou a importância do pacto e união dos entes. “Não tomar vacina é não salvar vidas, é correr o risco de não cuidar da saúde da maneira devida. Que a gente possa voltar a valorizar a vacinação porque sabemos o quanto é necessário ampliar a nossa cobertura vacinal. Podemos avançar e precisamos conscientizar a população quanto a isso e o Estado de Sergipe é parceiro dessa iniciativa”, completa o governador.

O pacto é constituído por quatro ações

- O diálogo interinstitucional, que visa fortalecer a vacinação regulada pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), por meio de diálogo com os principais atores da saúde pública;

- Informação confiável para escolhas conscientes, para promover a conscientização da população sobre a importância de buscar fontes confiáveis de informação;

- Mobilização e comunicação estratégica, com o intuito de conscientizar sobre a importância das vacinas e o risco de retorno das doenças transmissíveis, por meio de amplas ações de comunicação;

- Materiais informativos com o objetivo de promover a consciência vacinal, fornecendo recursos e materiais informativos que ajudem a população a entender os benefícios e a segurança das vacinas previstas no PNI.