Prefeito Edvaldo inaugura polo da Academia da Cidade no 17 de Março

Agência Aracaju de Notícias
02/04/2024 20h06

Um espaço que é sinônimo de saúde, convivência social e que reflete uma realidade que é emblemática para Aracaju: qualidade de vida. É isso que a população do 17 de Março vai encontrar no novo polo do Programa Academia da Cidade (PAC), inaugurado nesta terça-feira, 2. O espaço, localizado ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Roberto Paixão, conta com área coberta de 61 m² contendo depósito, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, área descoberta com 306 m², estacionamento e bicicletário. O prefeito Edvaldo Nogueira enfatizou a importância da entrega de mais este polo na cidade.

“Hoje é um dia muito importante pra mim, pois estamos entregando mais um polo da Academia da Cidade, aqui no 17 de Março. As nossas unidades servem não apenas para fazer a prática de atividades físicas, mas também para promover o convívio entre os moradores. É uma obra que contribui para a melhoria da saúde e para a felicidade das pessoas, principalmente para os idosos. Inauguramos nossa 13ª academia bem organizada, que vai ter banheiro e local apropriado para as atividades físicas. Até o final do ano, vamos entregar mais cinco polos para a população”, disse. 

O Programa Academia da Cidade conta atualmente com 13 polos, levando em consideração este entregue no 17 de Março. Além disso, outros cinco estão em construção na capital. Esses espaços são pensados pelo próprio Ministério da Saúde e, de acordo com a sua regulamentação, precisam estar situados vizinhos a uma Unidade de Saúde da Família (USF) para que os pacientes possam ser, também, inseridos no programa.

“Estamos inaugurando o 13° polo da Academia da Cidade. Essas unidades não se tratam apenas de um local para realizar atividade física, pois é um local para promover a saúde das pessoas de diversas formas, para que a gente possa prevenir e acompanhar aquela população que têm doenças crônicas. Além disso, temos dois focos no programa: um voltado para pessoas acima de 60 anos, que é melhorar a flexibilidade delas; e o outro para pessoas com menos de 60 anos, para reduzir o índice de massa corpórea. Para que a pessoa faça parte do programa, basta procurar o médico da USF para que ele oriente se essa pessoa pode ou não fazer parte da Academia da Cidade”, explica a secretária municipal da Saúde (SMS), Waneska Barboza. 

Para que essa e as outras cinco obras dos novos polos da Academia da Cidade pudessem ser viabilizadas, estão sendo investidos mais de R$ 1,5 milhão, sendo R$ 807 mil em recursos municipais e o restante em recursos federais.

Os polos da Academia da Cidade são conhecidos por oferecer uma estrutura de qualidade para a população. Neles, não só saúde e lazer são garantidos, mas também a segurança e o conforto proporcionados por um local adequado para as atividades físicas, como conta a moradora do 17 de Março, Adriele Sales. 

“É muito bom e importante para a população essa unidade da Academia da Cidade, pois ela vem para trazer benefícios para a saúde de todo mundo. Antes desse espaço a gente fazia atividade física onde podia, o que acabava sendo ruim, às vezes se molhava quando chovia, não tínhamos um local para chamar de nosso, para fazer atividade física do jeito certo,    mas agora sim. Agora coloco em prática até meu projeto verão 2025”, brincou.

O profissional de Educação Física, Gustavo Silva, enfatizou a importância do programa para a população e destacou como a prática de atividades físicas é uma forma de promoção à saúde.

“O Programa Academia da Cidade vem com a ideia de promover atividade física de forma gratuita para a população. Através dele a gente mostra a importância de fazer atividade física diariamente para ter uma boa saúde. Você sente o contato do pessoal com as outras pessoas, o que torna ainda mais importante a gente construir esses hábitos de saúde. Agora a gente tem um espaço específico para fazer as atividades, com toda estrutura para atender uma pessoa idosa e jovens. Essa nova unidade chega para se somar com o programa”, conta.