Apesar das fortes chuvas, Aracaju demonstra resiliência ante condições climáticas adversas

Agência Aracaju de Notícias
04/04/2024 16h35

Apesar do significativo volume de chuvas que caiu sobre Aracaju na manhã desta quinta-feira, 4, foram 70 milímetros em apenas seis horas, a cidade demonstrou ser resiliente. Essa resiliência é atribuída, em grande parte, a medidas preventivas implementadas pela Prefeitura de Aracaju nos últimos anos, que vão desde projetos de infraestrutura até a limpeza minuciosa de canais e bueiros, juntamente com inspeções pontuais da Defesa Civil em áreas de risco identificadas, tudo isso sob a coordenação de um Comitê de Gerenciamento de Crise para prestar assistência à população e minimizar os impactos das precipitações.

Um exemplo disso é a efetividade do sistema de drenagem da cidade, que desempenhou papel crucial na minimização de possíveis transtornos para a população ante o elevado volume de chuva em tão pouco tempo, demonstrando o preparo da cidade para enfrentar condições climáticas adversas.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, foram registradas 22 ocorrências pela Defesa Civil, mas nenhuma pessoa ficou desalojada ou desabrigada. Foi prestada assistência social a seis pessoas no loteamento Copacabana, no bairro Porto D’Antas.

Ainda conforme o gestor, cinco canais transbordaram, incluindo o canal da avenida Airton Teles, causando impactos no trânsito. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), por sua vez, bloqueou vias para evitar que carros entrassem nos canais alagados.

Áreas historicamente propensas a alagamentos, afirma o tenente-coronel Silvio Prado, como o bairro Jabotiana, principalmente o Largo da Aparecida e os conjuntos JK, Santa Lúcia e Sol Nascente, estão sob vigilância constante, juntamente com os canais de drenagem das avenidas Airton Teles, Tramandaí e Anízio Azevedo.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), espera-se que as condições climáticas instáveis persistam pelas próximas 24 horas, com precipitações isoladas principalmente no período da manhã desta sexta-feira, 5. Com base nessa avaliação, a Defesa Civil municipal emitiu alertas para a possibilidade de continuidade de chuvas moderadas.

Normalidade

O secretário da Defesa Social e da Cidadania disse que a normalidade foi restaurada logo após o cessamento das chuvas, no final da manhã, com os canais limpos e funcionando plenamente, além de ruas sem alagamentos.

“Nesta tarde está tudo normalizado. Não há mais ocorrências de alagamentos pela cidade e não são esperadas chuvas para esta tarde. São previstas ocorrências menores de chuva a partir de amanhã de manhã, e a Defesa Civil está preparada para responder a essas ocorrências. Essa organização proporciona uma visão clara das ações tomadas e da situação atual de Aracaju em relação às chuvas, as quais são características do período que se estende de abril a junho. Contudo, a capital está pronta para enfrentar situações adversas, do ponto de vista pluviométrico”, disse o secretário.

Comitê de Crise
É importante destacar os esforços em andamento do Comitê de Gerenciamento de Crise, liderado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, composto por diversos departamentos municipais, com o objetivo de enfrentar e mitigar os efeitos das chuvas.

Além da vigilância da Defesa Civil, equipes das Empresas Municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), assim como a SMTT estão ativamente engajadas em toda a cidade, seja na manutenção do sistema de drenagem ou no fornecimento de assistência a motoristas e pedestres.

“O Comitê de Crise da Prefeitura gerenciou todas as ocorrências, com Emsurb, Emurb e SMTT respondendo às ocorrências de alagamento, avaliações de risco e assistência social. A prevenção e limpeza de canais e drenagem urbana foram realizadas desde o final do ano passado até o início deste ano. Um plano de contingência foi colocado em prática para responder às chuvas e minimizar os impactos”, reforçou o secretário.

A Emsurb, complementa Silvio Prado, ajustou seu cronograma diário e mobilizou suas equipes para minimizar os impactos das fortes chuvas, concentrando-se em serviços gerais de limpeza, com atenção especial para a desobstrução de bueiros, em apoio aos esforços regulares da Emurb. Já a SMTT monitorou áreas potencialmente alagadas em toda a capital para evitar acidentes.

Alerta por SMS
Para se inscrever no serviço gratuito de Alerta por SMS (SMS 40199) e receber atualizações oficiais do órgão, os moradores podem enviar um SMS para 40199 com o CEP do local desejado. Este serviço tem como objetivo fornecer informações oportunas aos moradores e aumentar a preparação para futuros eventos climáticos.

Contatos

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, caso seja registrada alguma ocorrência que demande maior atenção das equipes, além de enviar mensagem para o 40199 e receber alertas sobre mau tempo.