Prefeito recebe pedido de afastamento de Waneska Barboza, e anuncia João Vitor Burgos para a Saúde

Agência Aracaju de Notícias
05/04/2024 18h50

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, na tarde desta sexta-feira, 5, o pedido de exoneração da secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, que se afasta do cargo para assumir novos desafios pessoais. Com isso, o então diretor Jurídico da Saúde e diretor da Vigilância Sanitária, João Vitor Burgos, que faz parte da secretaria desde 2017, assumirá o comando da pasta. Na ocasião, Edvaldo destacou o trabalho de Waneska na Saúde, ao longo de sete anos, e enfatizou a capacidade técnica de Vitor para assumir a gestão da Saúde.

“Acabei de assinar o pedido de exoneração da secretária da Saúde, Waneska Barboza, que está se desligando do cargo para assumir novos desafios, no campo político. Waneska foi a melhor gestora que a Saúde de Aracaju já teve. Sob a sua atuação, em sete anos, a pasta deu um salto gigantesco, ampliando a oferta dos serviços para a população que passou a ter acesso a atendimentos mais eficientes e qualificados. Para o comando da Secretaria, escolhi o atual diretor Jurídico e da Vigilância Sanitária, João Vitor Burgos. João Vitor integra a nossa gestão desde 2017, realiza um grande trabalho na Saúde e, com certeza, dará continuidade aos projetos que vinham sendo conduzidos por Waneska e que têm dado muito certo”, destacou Edvaldo.

A secretária se despediu da Saúde em tom saudosista e destacou seu trabalho à frente da gestão, enfatizando os avanços alcançados e o combate a pandemia. 

“Ao longo desses sete anos de gestão na Secretaria Municipal da Saúde tivemos muitas conquistas. Temos uma equipe extremamente engajada, que foi responsável por vários ganhos e serviços que pudemos entregar para a sociedade aracajuana. Trouxemos inovações, tecnologia, ampliamos serviços e acessos para a população e no meio desse caminho enfrentamos ainda uma pandemia. Saio da Secretaria extremamente satisfeita, com a sensação de dever cumprido, pois enquanto estive à frente da pasta, fiz o meu melhor, pensando sempre naqueles que precisam usar o serviço de saúde de Aracaju. Fico feliz de passar o bastão para uma pessoa que conhece o funcionamento da Saúde como João Vitor, que participou comigo de várias decisões e no enfrentamento de vários problemas”, explicou. 

A escolha de Victor leva em consideração o tempo de atuação dele na SMS e o conhecimento aprofundado sobre o setor que gerencia a saúde do município. Segundo ele, o objetivo é manter o trabalho que já vinha sendo executado por Waneska.

“Aceitar o desafio de assumir a Secretaria depois de Waneska é uma honra e um grande desafio, porque é uma gestão que foi muito assertiva, humana e inovadora. Participar dessa gestão de maneira tão próxima, ter enfrentado a pandemia ao lado dela, todos os dias, decreto por decreto, em que a gente estava adotando as medidas necessárias para que a população pudesse superar aquele momento, realmente me fez amadurecer muito, me fez crescer como profissional e como ser humano. Poder estar a frente da Secretaria após a saída de Waneska é motivo de muito orgulho e de grande responsabilidade. Vou buscar assumir e desenvolver esse trabalho da maneira mais responsável possível e eficiente, porque quem precisa disso é a população e esse é o trabalho da Saúde, chegar para quem precisa”, disse Vitor.