Avanços tecnológicos na Educação qualificam o ensino e a aprendizagem em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
09/04/2024 10h10

A Prefeitura de Aracaju tem feito, ao longo dos últimos anos, diversos investimentos em prol da modernização e melhoria do ensino-aprendizado nas escolas da rede municipal. Dotar os alunos, professores e equipe diretiva com mais equipamentos tecnológicos têm impactado positivamente e refletido o cuidado prioritário que a gestão municipal tem com a melhoria dos índices educacionais. Com um mundo cada vez mais digital, investir na tecnologia prepara os alunos para o futuro.

Nesse sentido, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Prefeitura lançou este ano o Escola Tech, um pacote pioneiro para modernização tecnológica das escolas municipais de Aracaju, com o qual a gestão municipal está equipando toda a rede com ferramentas tecnológicas que possibilitarão a melhora no processo ensino-aprendizagem, e ampliarão ainda mais a segurança nas unidades, além de garantir a inclusão digital dos estudantes. Um dos benefícios imediatos é a entrega de 26 mil notebooks para alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com isso, os estudantes e suas famílias passam a ter acesso à internet e a ferramentas tecnológicas, abrindo janelas de oportunidades para o futuro.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Ricardo Abreu, o programa começou a ser preparado ainda em 2017, quando a Prefeitura de Aracaju implnatou mais de 400 km de fibra óptica, colocando internet de alta velocidade em todas as escolas municipais. “O programa Escola Tech é um conjunto de iniciativas que visa entregar para professores e estudantes uma escola tecnológica, na qual os professores e alunos se sintam mais motivados nessa troca de experiências que é o fazer pedagógico. Estamos distribuindo 26 mil notebooks para os estudantes da nossa rede do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. São notebooks já com internet, que o aluno pode levá-lo para casa e fazer o uso. Além disso, poderá também utilizá-lo em sala de aula, potencializando a sua aprendizagem. Estamos dando inclusão digital e acesso à internet ao estudante e a toda a sua família”, disse.

Outras ferramentas

O pacote tecnológico do Escola Tech ainda inclui a distribuição de 800 displays interativos de 75", os quais serão instalados em todas as salas de aula da rede, com os quais os professores terão recursos personalizados que tornarão o aprendizado um processo mais atrativo. Os educadores poderão integrar os conteúdos aos notebooks educacionais, aperfeiçoando o acesso ao conhecimento. “Em sala de aula os professores contam agora com o painel interativo digital de 75 polegadas. É um verdadeiro tablet digital que eles podem acessar vídeos, filmes, sites, uma infinidade de conteúdos digitais para potencializar o interesse em suas aulas”, ressalta o secretário.

O programa ainda contempla totens de reconhecimento facial para registrar a presença dos alunos em sala de aula, em substituição às chamadas convencionais; e a instalação de câmeras de reconhecimento facial em áreas comuns das escolas, usando a tecnologia para a detecção automática dos estudantes e de todas as pessoas que tiverem acesso às escolas.

“Estamos implementando o reconhecimento facial como substituto da chamada. Então, agora o aluno que chega em sala de aula, passa pelo reconhecimento facial e essa identificação automaticamente se transforma em sua presença no Diário Eletrônico do professor. Também estamos colocando na entrada das nossas 79 escolas, como forma de garantia de reforço e segurança, câmeras de identificação facial, com a mesma tecnologia que é utilizada em grandes eventos. Essas câmeras conseguem reconhecer os estudantes e enviam um SMS para os pais, informando que a criança entrou ou saiu da escola”, afirmou Ricardo Abreu.

O secretário destacou ainda outra novidade, que é o sistema de Inteligência Artificial, que fará o cruzamento de informações do aluno, prevendo se ele será ou não aprovado, a partir das primeiras notas, para que as escolas possam agir com antecedência, elevando o nível de aprendizagem dos estudantes. “Estamos implementando uma ferramenta de Inteligência Artificial chamada Ju, que vai auxiliar os professores e os gestores da Semed a acompanharem a aprendizagem e o desempenho dos alunos.

Ao término de cada bimestre, essa Inteligência Artificial gerará um dado percentual de chance de sucesso ou de insucesso escolar de cada aluno e, com isso, nós vamos poder acompanhar individualmente cada um dos nossos estudantes e garantir que no final do ano eles aprendam, sejam aprovados e tenham sucesso, garantindo que esses aracajuanos estejam prontos para exercer a cidadania plena”, explicou.

Ainda no âmbito do Programa Escola Tech, desde que a iniciativa foi lançada pela Prefeitura de Aracaju, em fevereiro deste ano, a Semed tem promovido formações continuadas sobre os novos equipamentos para os professores da rede. As capacitações têm sido a oportunidade de os educadores aprenderem a manusear os aparelhos tecnológicos e sanar suas dúvidas sobre qualquer funcionalidade dos equipamentos.

Softwares pedagógicos
Estimular os alunos a desenvolverem interesse pelos estudos é um trabalho que vem mobilizando a Secretaria Municipal de Educação. Na era digital, utilizar a tecnologia tem sido uma importante ação para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas. À medida que os alunos estão recebendo os notebooks, eles também estão aprendendo a manusear e a obter o máximo de aproveitamento dos recursos pedagógicos presentes nos equipamentos. A Semed tem trabalhado para potencializar os recursos ofertados aos estudantes, com o objetivo de ofertar diversas opções de ferramentas que auxiliem na qualidade de aprendizado através da tecnologia. Ao acessar os notebooks, os alunos estão tendo acesso a programas e recursos que lhes possibilitam a interação com o professor e com os conteúdos em sala de aula, além de dinamizar a pesquisa pedagógica.

Os notebooks têm programas instalados, como o BlueEdu; e os alunos também acessam sites de interações didáticas ofertados na barra de favoritos dos computadores: o EduEdu - Alfabetização sem dificuldades, que aborda a disciplina Português através de jogos, músicas e textos; o Khan Academy, que contém questões de Matemática, Português e Ciências, identificando as principais dificuldades do aluno; o Luz do Saber, que estimula a oralidade, leitura e escrita através de atividades divertidas, como quebra-cabeça, bingo, criação de gibis e jornais, entre outras, e o ScratchJr, que permite a criação de programas de computador.

Ambiente Virtual de Aprendizagem
Outro avanço tecnológico implementado na Educação foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma direcionada aos profissionais da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que permite o ensino e aprendizado de forma online, com disponibilidade de materiais, aulas e cursos digitais, além de quadros informativos para o público-alvo. A ferramenta é gerida pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe) e o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Semed. Seu objetivo central é ter a possibilidade de ministrar atividades diretamente na plataforma. De acordo com o diretor do Ceafe, Williams Santos, a ideia é que todas as formações estejam associadas ao AVA, para que todo material apresentado esteja disponível no ambiente virtual e o professor possa ter acesso posteriormente.

“O AVA é um local onde a gente vai congregar diversas possibilidades de interação, de atividades e ferramentas que garantam a aprendizagem do professor ao longo das diversas formações que o Ceafe vai oferecer. Para isso, é necessário que todas as pessoas que fazem formação conosco estejam cadastradas na plataforma, para que elas tenham acesso a todo o material produzido, a frequência automática e aos certificados. O ambiente virtual amplia as possibilidades e, no nosso caso, a maior vantagem é poder manter todas as formações salvas no sistema com o professor tendo acesso a todo momento para estudar, revisar e se manter informado”, explica.

Responsável pela parte tecnológica e de análise de dados da plataforma, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/Semed), Caio Davinis, destaca que o AVA é mais uma ferramenta da gestão baseada em evidências que a Semed vem construindo.

“É muito importante que artefatos de tecnologia deem apoio no sentido da gente conseguir acessar o máximo de dados possíveis, que ajudarão nas tomadas de decisões. Assim, o Ceafe, como frente de formação da secretaria, se juntou ao DTI e iniciou um processo de construção desse ambiente virtual de aprendizagem. Ele é basicamente uma plataforma que centraliza todos os materiais, cursos, processos de inscrição e emissão de certificados. E esses procedimentos vão nos ajudar a entender como está a adesão do público, quais são os conteúdos que os professores realmente estão abraçando, se inscrevendo e acessando.  Assim, é com base nesses dados que o DTI vai otimizar os processos de formação da Semed”, detalha o diretor.