Servidores participam de palestra sobre mudanças climáticas

Planejamento e Orçamento
10/04/2024 07h10

Através da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), órgão vinculado à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), a Prefeitura de Aracaju realizou, nesta terça-feira, 9, uma palestra voltada para as transformações climáticas e o meio ambiente. A ação aconteceu na sede da escola e reuniu cerca de 30 servidores municipais. 

Com o tema "Práticas de Adaptação às Mudanças Climáticas", a palestra foi ministrada pela gerente de Educação Ambiental e Relações Sociais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Isabelle Blengini. Para ela é louvável que a gestão esteja atenta às questões relativas ao meio ambiente. "Tivemos no curso pessoas especializadas em adaptação climática, que podem contribuir muito dentro da gestão ambiental nessa temática. Espero que possamos estar sempre juntos buscando fortalecer a questão ambiental", disse. 

A técnica ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Karina Oliveira Lopes, participou da palestra e enalteceu a iniciativa. Segundo Karina, a visão ampla sobre as transformações do clima que foi abordada na palestra é um conhecimento importante, sobretudo para os profissionais que atuam na área dentro da administração.

"Nós, da Sema, precisamos nos reciclar sempre com relação aos temas atuais, especialmente sobre as mudanças que vêm ocorrendo no planeta e que têm impactado a nossa região, principalmente Aracaju. A nossa prática individual não impacta tanto quanto pensar de forma coletiva, que é como vamos conseguir mudanças reais no meio ambiente", avaliou.

Além de novos conhecimentos, a palestra também foi uma oportunidade, segundo o servidor da Defesa Civil Bruno Martins, de interagir e trocar experiências com servidores que, mesmo atuando em pastas distintas, compartilham da mesma temática no dia a dia. "A iniciativa é importante para integrar os servidores de diferentes órgãos do município para o debate acerca das questões ambientais, pois elas causam grandes impactos na sociedade", afirmou.