Aracaju compartilha experiências de inovações tecnológicas na 9ª edição Smart Gov

Agência Aracaju de Notícias
10/04/2024 16h50

As experiências de inovações tecnológicas promovidas pela Prefeitura de Aracaju foram compartilhadas e debatidas na 9ª edição do Smart Gov, evento realizado pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), com apoio logístico da gestão municipal. A capital sergipana está sediando o evento, que foi aberto nesta quarta-feira, 10, e se estenderá até a quinta-feira, 11, no Vidam Hotel, no bairro Atalaia. Nesta edição, o Smart Gov tem como tema “IA- Transformação dos Serviços Públicos e seus impactos”.

Na abertura do evento, o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, representou o prefeito Edvaldo Nogueira, e destacou a importância do momento de intercâmbio de experiências. “Essa é mais uma oportunidade de mostrar que, também através de ações de tecnologia, a Prefeitura de Aracaju está comprometida com a qualidade de vida dos cidadãos. As nossas ferramentas tecnológicas e inovadoras têm transformado vidas, facilitando o acesso dos aracajuanos à saúde, melhorando a educação, aumentando a transparência da gestão e avançando em diversas outras áreas do serviço público”, explicou o gestor.

Neste primeiro dia de programação do evento, o secretário municipal da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, compartilhou com mais de 60 representantes de municípios brasileiros o Escola Tech, uma iniciativa com a qual o município está equipando todas as escolas da rede com um amplo pacote de tecnologia educacional. “Esse é um projeto que faz com que nós consigamos melhorar os nossos processos de gestão educacional, que nós consigamos a inserção digital dos nossos professores, dos alunos e também das suas famílias. O objetivo da Prefeitura de Aracaju é fazer com que a nossa cidade seja uma cidade inteligente, mas a partir do seu povo. Estamos empoderando os nossos estudantes nas nossas escolas públicas, levando para cada uma das nossas salas a possibilidade desses alunos terem a escola do presente, uma escola que integra os conhecimentos dos professores”, disse.

O secretário destacou, ainda, que a cidade de Aracaju tem ganhado um protagonismo cada vez maior no que diz respeito ao processo de modernização da educação. “O Escola Tech também promove a apresentação do mundo de novas possibilidades através de um conjunto de soluções tecnológicas que foi pensada a partir de um planejamento estratégico e fruto de muito diálogo com especialistas, tanto da área de educação como da área de tecnologia”, afirmou ao detalhar o pacote de inovações que com o compõem o Escola Tech, como a disponibilização de displays interativos de 75 polegadas em todas as salas de aula, a entrega de um computador para cada um dos mais de 25 mil estudantes do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos, a instalação de totens de reconhecimento facial para o registro da presença do aluno na aula, bem como a utilização da inteligência artificial nos processos pedagógicos.
 
Cidade inteligente
Aracaju foi escolhida para sediar esta edição do evento por ser considerada uma “Smart City”, ou seja, uma cidade inteligente. Isso porque, ao longo dos últimos sete anos, a gestão municipal tem adotado uma série de medidas e ações visando tornar a capital sergipana cada vez mais uma cidade eficiente, conectada e sustentável, por meio de projetos e inovações tecnológicas. De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação do município, Walter Júnior, a principal função do evento é reunir os problemas que as cidades têm e compartilhar as soluções que elas estão adotando para resolvê-los. 

“Um problema de Aracaju pode ser muito similar ao de outros locais. Então, o Smart Gov junta diferentes cidades do país a fornecedores que têm soluções voltadas para as cidades, e pensar como é que a gente consegue fazer uma troca de experiência e trazer a tecnologia impactando o cidadão. A gente traz os problemas, mas a gente discute os desafios e apresenta as soluções. Aracaju foi escolhida para sediar o Smart Gov porque a gente teve um leque de entregas desde 2018, que foi da fibra óptica, da rede de servidores, mas também de entregas que impactaram a população, como o AjuInteligente, Escola Tech, o Prontuário Eletrônico da Saúde, entre outras inovações implementadas pela gestão municipal”, explicou. Walter Júnior destacou, ainda, que o maior desafio do Smart Gov é definir como aplicar a Inteligência Artificial para melhorar a vida do cidadão. 

Durante o evento, mais de 60 municípios brasileiros estão tendo a oportunidade de fazer intercâmbio de conhecimentos e de melhores práticas das entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), apresentando iniciativas de sucesso e desafios relativos ao uso da Inteligência Artificial e outras tecnologias dentro da administração pública. O presidente da Anciti, Johann Dantas, ressaltou que, para sediar a 9ª edição do Smart Gov, a associação escolheu Aracaju por esta ser uma cidade estratégica. 

“Aracaju vem fazendo um trabalho muito grande na parte tecnológica, principalmente na educação. É uma forma de estar próxima para poder trazer o compartilhamento de experiências de São Paulo e de outros municípios. A gente entende que tem total sinergia para isso acontecer, para que a gente possa ter não só o compartilhamento, mas a inclusão e o apoio de vários municípios”, disse.

O presidente da Anciti afirmou, ainda, que Aracaju pode ser considerada uma “cidade inteligente”. “Quando a gente fala de cidade inteligente, a gente não pode olhar só pelo aspecto da tecnologia. A gente olha como ela é eficiente, como é sustentável, tendo a tecnologia como um meio, mas tendo uma qualidade de vida para o cidadão, acima de tudo. Então Aracaju é uma cidade que cumpre boa parte desses requisitos e está numa jornada para melhorar”, declarou.

Na quinta-feira, o Smart Gov dá continuidade, e a Prefeitura de Aracaju se fará presente com a participação da secretaria municipal da Fazenda, que apresentará o processo de georreferenciamento da cidade, resultado do Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais feito pela Fazenda.