Funcaju inaugurará Sala Multimídia Tarcísio Duarte na Biblioteca Ivone de Menezes

Cultura
10/04/2024 19h02

Em breve, a Biblioteca Ivone de Menezes contará com um novo espaço para apreciação de produções audiovisuais. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizará nesta sexta-feira, 12, às 15h, a inauguração da Sala Multimídia Tarcísio Duarte, na Biblioteca Ivone de Menezes. Durante o evento, será exibido o curta-metragem “Talvez Eu Nunca Tenha Amado” e o documentário “Uma Memória do Mercado de Aracaju".

“A Biblioteca Ivone de Menezes há muito funciona incorporando múltiplas programações, contemplando várias áreas da cultura. A inauguração desta sala de audiovisual é mais uma atividade que diversifica ainda mais seu funcionamento. Além de promover a exibição de nossa produção audiovisual, cria uma nova janela de divulgação dos trabalhos produzidos em Sergipe", afirma o presidente da Funcaju, Luciano Correia.

A Biblioteca  vem desenvolvendo diversos projetos de valorização social da leitura. O espaço inclui ambientes como a Galeria dos Escritores, o Acervo Geral, o Acervo Infantojuvenil e a sala de processos técnicos, onde são feitas contações de histórias e oficinas para estudantes da rede pública e cidadãos em geral. Com a Sala Multimídia Tarcísio Duarte, a  Biblioteca passa a incluir a linguagem audiovisual em suas atividades.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Verônica Cardoso, “a sala multimídia vem para somar com as ações que já acontecem no local”. “Com essa novidade, estaremos ampliando o espaço na comunidade. Nela, serão desenvolvidas diversas ações voltadas para o audiovisual e cinema, como mostras de filmes, documentários e curtas. Isso nos oferece novos recursos para incentivar a valorização da leitura e da cultura como um todo", diz.

Para a cerimônia de abertura da sala, serão exibidas duas produções audiovisuais sergipanas. O primeiro curta-metragem da exibição, o “Talvez Eu Nunca Tenha Amado", conta a história de uma criança que cresce em um mundo solitário e doente. Após 35 anos, a busca por seu passado leva a um caminho de lembranças, fantasmas e reflexões. O filme, dirigido por André Aragão, venceu diversas premiações nacionais e foi indicado e mencionado honrosamente em premiações internacionais.

Em seguida, será exibido o documentário “Uma memória do Mercado de Aracaju", um registro audiovisual realizado em 1998 por alunos do curso de comunicação  da Universidade Federal de Sergipe (UFS) quando ocorreu  a desocupação dos antigos mercados Thales Ferraz e Antônio Franco. Usando a linguagem de documentário e ficção, os três episódios registram um momento importante da vida urbana e do comércio no centro da capital, com todos os problemas das antigas instalações e as expectativas dos comerciantes em relação aos novos mercados construídos pela Prefeitura de Aracaju.


Homenagem

A abertura da Sala Multimídia expande os espaços gratuitos de apreciação de produções audiovisuais, principalmente de produções sergipanas. Diante disso, o nome da sala presta homenagem ao diretor e editor de imagens Tarcísio Duarte, que foi engajado na busca pela profissionalização do campo audiovisual sergipano.

O paraibano Tarcísio Duarte Raimundo viveu no Rio de Janeiro e em São Paulo por longos anos, tendo trabalhado como editor em importantes produções jornalísticas e ficcionais em veículos como a TV Globo e a TV Manchete. No final dos anos 1980, Tarcísio fixou-se em definitivo na capital sergipana, onde passou a maior parte da sua vida.

Trabalhou como editor na TV Sergipe, TV Atalaia e TV Aperipê. Como diretor, realizou  trabalhos autorais como o documentário "Em busca do tempo perdido", em 1990, que abordou as condições do sistema manicomial sergipano. O filme mereceu o reconhecimento do Prêmio Curta-SE em 2003.