Maternidade Lourdes Nogueira promove 2° Ciclo de Sensibilização para o Método Canguru

Saúde
11/04/2024 15h33

A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN) concluiu, nesta quinta-feira, 11, o segundo ciclo de Sensibilização ao Método Canguru, com o objetivo de ampliar o quadro de colaboradores capacitados na didática e prática preconizada pelo Ministério da Saúde. O Método Canguru é considerado a abordagem mais adequada para atenção ao recém-nascido pré-termo (prematuro) ou de baixo peso, especialmente para aqueles que necessitam de internação em Unidade Neonatal.

As tutoras participantes, credenciadas pelo Ministério da Saúde, são vinculadas à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, que é a unidade de referência estadual, e também tem colaboradores participando da iniciativa. 

Para a enfermeira neonatologista e coordenadora de Enfermagem do Bloco Neo da MMLN, Fabiana Monteiro, esta sensibilização representa um avanço fundamental no propósito de oferecer um atendimento cada vez mais humanizado. "É uma ferramenta imprescindível para sensibilizar nossa equipe tornando o trabalho ainda mais humanizado, aperfeiçoando os cuidados oferecidos às nossas pacientes diariamente", destaca.

Já a tutora estadual Amanda Andrade da Silva ressaltou a importância da formação de mais profissionais, difundindo o conceito e as técnicas preconizadas no Método Canguru. 

"Trabalhamos com crianças prematuras, que passam pelo processo de hospitalização em UTI e que ainda não estão preparadas para o ambiente extrauterino. Desta forma, o atendimento precisa ser especializado e humanizado. Aqui, estamos preparando as equipes para estarem sensibilizadas aos cuidados requeridos por esses recém-nascidos. No primeiro módulo, certificamos 36 profissionais e, agora, estamos prestes a certificar mais 32. A meta é avançar para 100% das equipes assistenciais", revela a tutora. 

Participaram deste módulo de sensibilização, iniciado na última terça-feira, 9, médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, recepcionistas e alguns profissionais da área administrativa que lidam com interfaces da assistência oferecida na unidade.

Conceito 

A Política de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido – Método Canguru, estabelece uma linha de cuidado que começa com a identificação do risco gestacional durante o pré-natal na Unidade Básica de Saúde, prossegue com o pré-natal especializado e, após o nascimento, monitora o progresso do bebê no serviço de neonatologia, seja em unidade neonatal ou em alojamento conjunto. Esse cuidado continua no domicílio e, se necessário, o bebê é acompanhado pelo ambulatório especializado, mas sempre com o suporte da Unidade Básica de Saúde. 

Benefícios do Método Canguru

-Menor tempo de internação do bebê;

-Oxigenação adequada;

-Aumento da temperatura do corpo e estabilidade;

-Menos episódios de apnéia – paradas respiratórias durante o sono;

-Diminuição do choro;

-Aumento do aleitamento materno;

-Aumento do vínculo pai-mãe-bebê-família;

-Diminuição do tempo de separação pai-mãe-bebê-família;

-Melhor relacionamento família/equipe;

-Estimulação sensorial positiva;

-Diminuição de infecção hospitalar;

-Controle e alívio da dor;

-Acolhimento ao bebê e sua família;

-Respeito às individualidades;

-Promoção do contato pele a pele precoce.