Inovações e experiências tecnológicas de Aracaju são destaque no Smart Gov

Agência Aracaju de Notícias
11/04/2024 18h00

A 9ª edição do Smart Gov, evento promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), com apoio da Prefeitura de Aracaju, foi encerrada nesta quinta-feira, 11. O encontro, realizado no Vidam Hotel, no bairro Atalaia, recebeu mais de 60 municípios brasileiros, cujos representantes compartilharam conhecimentos em tecnologia e inovação de suas cidades. O tema principal foi “Inteligência artificial - transformação dos serviços públicos e seus impactos”, e a capital sergipana foi escolhida para sediar o evento devido às experiências do município com o uso da tecnologia para oferecer serviços para a população.

Neste segundo dia de programação, o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, apresentou o projeto de infraestrutura de dados espaciais da Prefeitura de Aracaju, o sistema de georreferenciamento que congrega todo e qualquer tipo de informação que possa receber uma localização ou uma coordenada, e que foi premiado com o 1º lugar de Projeto Inovador no evento.

“Aracaju, nos últimos anos, tem evoluído muito nessa disponibilização de serviços de tecnologia e de inovação na sua relação com o cidadão. É importante a gente ter momentos como esse, nos quais a gente consegue mostrar para todo o país o que está sendo feito aqui. São experiências pioneiras, inovadoras, de vanguarda, que colocam Aracaju, reconhecida como uma cidade inteligente, como um lugar que realmente tem avançado no tema. Então aqui a gente aprende com a experiência dos outros, mas a gente também tem muito a demonstrar. E percebemos que as outras cidades estão realmente impressionadas com as soluções apresentadas por Aracaju”, destacou Jeferson Passos.

O presidente da Anciti, Johann Dantas, fez um balanço bastante positivo do Smart Gov em Aracaju. “A gente entende que foi um salto, não só do ponto de vista do evento, mas também das conexões, pois foram muitos assuntos sendo tratados e compartilhados. As pessoas tiveram a oportunidade não só de receber muito conhecimento, mas também de tirar dúvidas. O feedback está sendo extremamente positivo. E a participação da Prefeitura de Aracaju foi riquíssima, principalmente em relação às pautas trazidas pelos secretários da Fazenda e da Educação. Foram informações riquíssimas, falando do trabalho que a Aracaju vem fazendo, e mais do que isso, o planejamento que foi feito aqui e vem sendo executado”, reconheceu.

O diretor de Tecnologia e Inovação do município, Walter Júnior, também avaliou o encontro de forma positiva e destacou a importância da participação de outros entes que muito contribuíram com Aracaju nos quesitos de tecnologia e inovação. Ele afirma que o número de participantes inscritos superou a expectativa, demonstrando o sucesso do evento. 

“Ressalto como positiva a presença do Governo do Estado, que através da Secretaria de Planejamento e Inovação trouxe a visão de estado que nós não tínhamos, com relação às políticas que estão sendo conduzidas. Além disso, tivemos o diálogo com a Serpro, a maior empresa de tecnologia do hemisfério sul. Isso foi bom para Aracaju, que conduz uma política acelerada de entregas, através de projetos como o Portal do Cidadão, Portal do Login Único do Município, entre outros. A Anciti veio para povoar os municípios que ainda não pensam na transformação digital, na inovação tecnológica, de uma maneira mais conectada e leve”, afirmou.

Na quarta-feira, 10, primeiro dia do Smart Gov, o secretário municipal de Educação, Ricardo Abreu, participou do evento com a apresentação do Escola Tech, uma iniciativa com a qual o município está equipando todas as escolas da rede com um amplo pacote de tecnologia educacional. Durante o evento, o Escola Tech foi premiado em 2º lugar na categoria "Projeto inovador".