Perimetral Oeste: empreendedores conhecem o Mapa de Oportunidades da região

Agência Aracaju de Notícias
11/04/2024 15h00

Na noite de quarta-feira, 10, empreendedores de negócios localizados na avenida Perimetral Oeste e entorno conheceram o Mapa de Oportunidades de Negócios, uma ferramenta produzida pela Prefeitura em parceria com o Sebrae, destinada à inspirar empresários a criar projetos inovadores e sustentáveis que atendam às necessidades específicas de suas comunidades locais. A apresentação da ferramenta aconteceu no Colégio Estadual Governador Augusto Franco, localizado no bairro Santos Dumont. 

Através do Mapa de Oportunidades, a população conhece o potencial de empreendimento presente nos bairros afetados pela construção da avenida Perimetral Oeste, e passa a ter conhecimento sobre as possibilidades de comércios e negócios, entendendo as qualidades de cada bairro. No encontro com os empreendedores, foram apresentadas todas as oportunidades identificadas pelo Mapa que, se bem exploradas, podem impulsionar a economia local, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida na comunidade.

Dentre os assuntos abordados na apresentação, o Sebrae destacou quais pontos poderiam ser melhor aproveitados nos bairros por meio de ideias de negócios, e falou ainda sobre a importância de capacitação para os empreendedores e funcionários. Neste caso, ações já vêm acontecendo visando a qualificação da comunidade através da oferta de cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura, em parceria com o Senai e Senac e, ainda, materiais para empreendedores, pelo próprio Sebrae.

Empreendedor da Madeireira Itabaiana, Janison Passos aprovou a atividade, enfatizando a importância desse Mapa, já que mostra quais os negócios podem ser abertos e potencializados no entorno. “Essa reunião ajudou muito a gente, os comerciantes, para começar a se formalizar. Vai trazer muitas boas oportunidades”, afirma.

José Santos possui um pequeno negócio chamado “Tem de Tudo Um Pouco”, e saiu contente da reunião. Ele comemora a iniciativa da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae. “Foi tudo muito bem explicado. O que vocês propõem são coisas que estamos precisando e vai trazer muitas melhorias para nosso bairro e para nossa população”, aponta. 

O empresário enfatiza ainda que, com a participação do Sebrae, já vê os resultados no seu pequeno empreendimento. “Já comecei a ter melhorias. Depois que organizei tudo com o Sebrae, ficou tudo certo. Agora tenho credibilidade”, conclui.

Analista do Sebrae, Mércia Aragão reforça a importância do contato e aproximação com os empreendedores. “Foi um dia importante porque a comunidade teve acesso a informações que serão grandiosas para eles. Eles vão poder ter seu empreendimento na Perimetral com sucesso. Vão utilizar esse mapa como uma ferramenta de melhoria de negócio e fazer sua renda crescer”, comemora.

Para a diretora da Habitação da Secretaria da Assistência Social, Rosária Rabelo, o encontro foi importante para ouvir e entender as demandas dos empreendedores e apresentar o potencial enorme de desenvolvimento econômico de todo o território. 

Segundo Júlio Batista, economista da Diagonal Social, empresa contratada pela Prefeitura para a realização do Trabalho Técnico Social da Perimetral Oeste, o propósito da ação foi alcançado. “O objetivo central era dar a percepção para que esses empreendedores possam começar ou ampliar seus negócios e gerar mais empregos e renda para todos da Perimetral Oeste e, por isso, ficamos muito satisfeitos com o diálogo e a participação deles nessa noite de hoje”, explica.

Sobre o Mapa de Oportunidades

O Mapa de Oportunidades da avenida Perimetral Oeste foi elaborado por meio de um levantamento feito pelo Sebrae, que realizou a aplicação de questionários a uma amostragem do público empresarial e do público familiar dos bairros Bugio, Jardim Centenário, Lamarão e Soledade. No total, 75 empresas e 53 famílias foram entrevistadas. 

As entrevistas foram estruturadas de forma a abordar aspectos específicos, incluindo experiências, desafios enfrentados, perspectivas de crescimento e desenvolvimento de negócios na localidade, bem como hábitos de consumo e possíveis demandas para o setor comercial e de serviços. As entrevistas revelaram não apenas desejos e preocupações imediatas, mas também pistas valiosas sobre as direções que os negócios e empreendimentos podem tomar à medida que a infraestrutura urbana se transforma.

Baseando-se nos dados da pesquisa, o Sebrae apresentou 12 ideias de negócios em diversos setores, todas selecionadas pelo seu potencial de sucesso e impacto positivo na comunidade da avenida Perimetral Oeste, para incentivar os empreendedores a explorar novas ideias e investir em soluções que beneficiem tanto a economia local quanto a sociedade. 

Confira abaixo

Serviços de marketing digital e tecnologia, Consultoria em tecnologia para pequenas empresas, Soluções de logística e entrega, Segurança e monitoramento, Comércio sustentável e acessíveis, Saúde e bem estar, Food Truck ou barraca de comida, Cafeteria, Loja de reparos rápidos, Correspondentes, bancários, Salão de beleza e estética e Espaço de lazer familiar.