Defesa Civil inicia formação de voluntários para Núcleos Comunitários em Aracaju

Defesa Civil
12/04/2024 08h00

Na noite desta quinta-feira, 11, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), deu início à capacitação de novos voluntários para os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil - Nupdecs, com aulas ministradas no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). A ação potencializa as medidas preventivas e resposta aos eventos adversos, com a preparação e ampliação de diálogo, em especial, com moradores de áreas de risco da capital.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, abriu a programação com uma aula inaugural, apresentando os pilares da Defesa Civil e aspectos voltados à percepção de riscos. "Participam da formação pessoas de várias regiões de nossa cidade, inclusive que residem em áreas de risco, que estão angariando conhecimentos no tocante às atividades de Defesa Civil. Eles passam a ter conhecimento sobre os cinco pilares a partir dos quais a Defesa Civil trabalha, para minimizar os impactos provocados por desastres naturais ou tecnológicos. Estamos explanando sobre a parte de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação, para que tenhamos pessoas que possam contribuir com a ampliação da resiliência na cidade, tornando as pessoas também resilientes", indicou o secretário.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a capacitação ocorre de forma dinâmica e prática. "Essa capacitação aborda riscos geológicos, riscos estruturais, noções de primeiros socorros e outros temas de grande relevância, para que os participantes tenham noção acerca dessas problemáticas e ampliem a percepção dos riscos. Com esses conhecimentos, a atuação conjunta com os Núcleos contribui para a resiliência da cidade e, em especial, das comunidades que fazem parte", salientou Rabelo.

A programação terá prosseguimento nesta sexta-feira, 12, com aulas teóricas, e no sábado, 13, a aula prática, com visita técnica às áreas de riscos, onde os participantes poderão consolidar conhecimentos e compartilhar experiências. Após a conclusão dessas etapas, os participantes estarão aptos a ingressar nos Nupdecs dos seus respectivos bairros para contribuir com a sua comunidade e com a Defesa Civil de Aracaju.

Essa é a 13ª edição da capacitação para voluntários, que resultou na formação de dez Núcleos, em Aracaju, sendo eles nos bairros Jabotiana, Cidade Nova, Porto Dantas, Soledade, Bairro Industrial, Bairro América, Santa Maria, zona Sul (antiga Zona de Expansão), além do Nupdec PEC (no bairro Atalaia) e o Nutdec- Núcleo Técnico de Proteção e Defesa Civil. Essa é a terceira turma para a preparação de voluntários a serem integrados aos Nupdecs já existentes.

Participantes

Morador do bairro Santos Dumont, José Milton Lima Santos revela a sua grande satisfação em atuar enquanto voluntário. "Eu amo ser voluntário. Sempre tive o desejo de fazer parte das atividades da Defesa Civil. O que mais me chamou atenção, até o momento, foi aprender a importância de estarmos preparados para uma tragédia. Com esse treinamento eu pretendo ser útil não somente para a minha família, mas para o bairro e para a comunidade, ajudando a conscientizar sobre a importância de estarmos alerta no que diz respeito à Defesa Civil, ao respeito à vida e o cuidado com o próximo", disse o participante.

A estudante Anne Rocha, moradora do Bairro Industrial, revela entusiasmo ao mencionar conhecimentos adquiridos no primeiro dia de formação. "A motivação é ajudar o próximo não apenas quando acontecer o desastre, mas antes, atuar na prevenção. O conteúdo até agora está sendo benéfico, sobre a prevenção, recuperação, respostas e, inclusive, sobre o sistema ClimAju, que tomei conhecimento aqui, durante a formação", considerou.

Já a assistente social Ana Luiza de Oliveira, moradora do bairro Jabotiana, revela que objetiva agregar conhecimento. "Esse é um momento muito acolhedor, no qual estamos agregando mais conhecimentos, expandindo conhecimento sobre a nossa localidade. Dessa forma, pretendo continuar viabilizando direitos sociais, atuando junto com a Defesa Civil", disse a participante, que atualmente trabalha na área da saúde.

Referência

A formação de Nupdecs realizada em Aracaju se tornou referência para outros municípios, passando a integrar, inclusive, o Banco de Boas Práticas da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil - Sedec. Em 2023, a iniciativa da capital recebeu novo reconhecimento a partir da realização do Mapeamento Participativo, que atualiza o mapeamento de áreas de risco com a participação das comunidades. O trabalho inspira e desperta o interesse de outras localidades, com quem a Defesa Civil de Aracaju dialoga e compartilha experiências.

O coordenador da Defesa Civil de Nossa Senhora do Socorro, Kléber Lima, participa da programação e indica o interesse em formar núcleos no seu município. "Em Nossa Senhora do Socorro ainda não temos pessoas capacitadas para que façam parte do Nupdec. Então, além de vir aprender venho amadurecendo a ideia de, também criar Núcleos nas nossas áreas de risco, para que, de fato, as pessoas não só se aproximem da missão de Defesa Civil, mas para que, de fato, tenhamos pessoas capacitadas que possam nos ajudar nos momentos adversos quando precisarmos da ajuda das pessoas nas comunidades", considerou o coordenador da Defesa Civil de Nossa Senhora do Socorro.