Visita guiada na Maternidade Lourdes Nogueira representa planejamento e tranquilidade

Saúde
12/04/2024 14h09

Há quase um ano, os serviços ofertados pela Prefeitura de Aracaju para gestantes têm sido aperfeiçoados com a chegada da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN). Desde a inauguração, em abril do ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está fortalecendo a aproximação entre as gestantes e a unidade, a partir de visitas guiadas que auxiliam no planejamento para o parto.

A visita é um projeto que existe com a intenção de aproximar pacientes gestantes do local onde, possivelmente, serão atendidas, segundo explica a referência técnica de Serviço Social da MMLN, Glícia Moreira.

“É uma forma de aproximar pacientes gestantes da nossa comunidade para que elas conheçam e se sintam seguras do trabalho que ofertamos na Maternidade. Desta forma, conhecem o fluxo de atendimento, fazem um passeio por todas as instalações para que elas entendam como será quando elas chegarem para dar início ao trabalho de parto”, explica Glícia.

A articulação para que as visitas ocorram semanalmente acontece com a interlocução das 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da maternidade. Geralmente, as mulheres que realizam a visita são as que fazem o pré-natal nas USFs. Porém, gestantes que o fazem na rede particular também podem entrar em contato com o serviço social pelo número 3142-2776, informando nome, telefone e unidade de referência (a mais próxima de sua residência) para garantir a participação na visita guiada.

Durante a visita que percorre todas as instalações da maternidade, as gestantes são orientadas quanto aos procedimentos burocráticos de quais documentos, exames e encaminhamentos médicos precisam levar para o atendimento. Da mesma forma, as regras para visitação, acompanhantes e a eventual permanência na unidade, em caso de necessidade.

Após percorrerem as instalações do térreo, onde funcionam as enfermarias de estabilização e os leitos Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP), as gestantes conhecem os demais pavimentos e os serviços que são oferecidos, a exemplo do Posto de Coleta de Leite Humano, que oferece suporte 24 horas, caso necessário. Neste momento, é apresentado em detalhes todo o processo de estímulo à amamentação, a importância desse processo para a mãe e o recém-nascido, o acompanhamento para instruir, sobretudo às mães menos experientes, quanto à pega do bebê na mama e as posturas mais adequadas, bem como, todo o suporte para os casos em que a mãe esteja impossibilitada de amamentar.

De forma semelhante, as gestantes também recebem informações de toda a cobertura vacinal que é oferecida aos recém-nascidos, que já saem com o calendário vacinal completo para esta fase, e dos exames preventivos.