Defesa Civil certifica 25 novos voluntários para Núcleos Comunitários em Aracaju

Defesa Civil
13/04/2024 13h15

Na manhã deste sábado, 13, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), certificou os novos voluntários para Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil - Nupdecs. A capacitação, realizada desde a última quinta-feira, 11, contemplou aulas teóricas e práticas, além de visitas às áreas de risco.

Os novos voluntários visitaram localidades inseridas no mapeamento de áreas com risco de deslizamento de terra, no bairro América, e risco de inundação, no bairro Jabotiana. Na oportunidade, foi possível visualizar aspectos que contribuem para a ampliação da percepção de riscos e entender os procedimentos adotados pelo órgão para prevenir e minimizar impactos diante de situações adversas.

Para o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a formação possibilita ampliar o alcance das ações de prevenção e mitigação de riscos, com o envolvimento e participação ativa das comunidades. "Conseguimos exemplificar, com essas visitas, alguns riscos que são monitorados pela Defesa Civil, apresentando o trabalho realizado e orientando sobre os procedimentos que os voluntários podem adotar para minimizar riscos principalmente durante a quadra chuvosa", salientou.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta que os novos voluntários serão integrados aos Nupdecs já existentes e passarão a colaborar diretamente com as ações do órgão. "A atuação conjunta da Defesa Civil com os Núcleos Comunitários contribui para a resiliência da cidade e, em especial, das comunidades em que eles estão inseridos. Através de uma comunicação direta e rápida com os voluntários, a Defesa Civil consegue responder de forma mais ágil às demandas, mitigando os riscos de maneira mais assertiva. Os voluntários são colaboradores diretos, contribuindo com melhores resultados para a execução de medidas preventivas contra riscos e desastres", considerou.

Voluntários

Com a conclusão da capacitação, os 25 novos voluntários reforçam os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil da capital. A certificação foi realizada na Associação de Moradores do bairro Sol Nascente.

A professora Maria Santos revela sua satisfação por ter participado da formação. "Para mim é uma grande honra estar participando do curso. Uma grande oportunidade e um grande aprendizado", disse.

O orador do bairro Jabotiana, Edilson dos Santos, é adepto do trabalho voluntário e acredita na participação efetiva da sociedade como caminho para promover melhorias coletivas. "Eu acho muito importante o trabalho voluntário para a evolução da sociedade. O papel de cada um de nós é realmente esse. Nós não precisamos deixar tudo por conta do poder público. Acredito que, enquanto agentes da sociedade, podemos contribuir muito e um curso como esse vem a calhar. Foi maravilho", ressaltou.

Também concludente da formação, Francisco Faria comemora a ampliação de conhecimentos. "Foi muito bom receber ensinamentos sobre o que eu ainda não conhecia. Com certeza será fundamental para o nosso trabalho", afirma.