Prefeitura reforça limpeza preventiva de bueiros em períodos chuvosos

Serviços Urbanos
16/04/2024 15h30

Além da oferta periódica dos serviços de limpeza pública, a Prefeitura de Aracaju possui um leque de atividades que auxiliam na redução dos impactos das chuvas na capital. Entre elas está a limpeza e desobstrução de bueiros efetuada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) nos pontos mais vulneráveis da cidade.

 Executada em apoio operacional à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a ação vem recebendo um reforço desde março, mês que precede a temporada com maiores índices pluviométricos, que vai de abril a agosto. Nesse contexto, a atuação dos profissionais assegura a retirada de resíduos lançados indevidamente em bocas de lobo e excesso de lama, combinação esta que pode prejudicar o fluxo na rede de drenagem.

“A partir desse trabalho preventivo obtemos maior agilidade no escoamento das águas pluviais retidas nas vias, principalmente em áreas que, pela sua geografia e histórico, contam com ocorrências de situações adversas envolvendo alagamentos como trechos das avenidas Beira Mar, Francisco Porto, Acrísio Cruz, bairros Salgado Filho, Jardim Centenário, 13 de Julho e proximidades da Praça da Imprensa, nos quais alterações pontuais no nível da maré também podem resultar numa sobrecarga nas galerias e canais que compõem a rede”, detalha o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Ainda neste âmbito, Bruno acrescenta que a empresa municipal destina uma equipe para o procedimento, porém nos dias com maior volume acumulado de chuvas esse número pode chegar até três. Além disso, nos mutirões de limpeza que integram o cronograma operacional, os agentes são orientados a verificar o nível de obstrução dos bueiros e canaletas no intuito de impedir que os mesmos cheguem a um estado de transbordamento.

Por fim, o presidente ressaltou a importância da colaboração da população, sobretudo para a manutenção da limpeza urbana e o descarte correto dos resíduos sólidos. “Embora a Prefeitura esteja sempre atenta a um elenco de medidas, a exemplo da limpeza dos canais, mutirões, e programas que favorecem o descarte consciente como o Cata-Treco e ecopontos, é fundamental a participação popular para que a resiliência da cidade possa ser ainda mais ampliada”, concluiu o gestor ao informar a prontidão dos agentes em razão dos últimos alertas emitidos pela Defesa Civil de Aracaju.