Biblioteca Municipal Ivone de Menezes celebra Dia dos Povos Indígenas na Quarta Cultural

Cultura
17/04/2024 15h18

Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado no dia 19 de abril, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou, na manhã desta quarta-feira, 17, a Quarta Cultural. O evento, promovido pela Biblioteca Ivone de Menezes, foi direcionado aos alunos da educação infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. Carvalho Neto, que puderam participar da Hora do Conto, uma atividade realizada pela Biblioteca, para incentivar o contato das crianças com a literatura.

Os alunos do 1º e 2º ano de educação infantil foram recepcionados na Sala Multimídia Tarcísio Duarte, para assistir a história contada pela coordenadora da Biblioteca, Verônica Cardoso. “Nesta  Hora do Conto especial do Dia dos Povos Indígenas, nós trabalhamos com o livro A Lenda do Caju, da escritora Izabel Melo, que inclusive foi uma entrega do edital Janela Para as Artes, da Funcaju para a Lei Aldir Blanc, que  conta a lenda da origem do cajueiro. Através dele, nós destacamos para os alunos a importância dos povos originários e como eles contribuem para a formação da nossa sociedade ", esclareceu Verônica.

Para a professora da Emef Dr. Carvalho Neto, Francerli da Silva, o evento proporcionou o contato das crianças com a história brasileira.“ É a primeira vez que trazemos os alunos para a Ivone de Menezes para a contação de história com essa temática e eles estão amando, ficaram muito ansiosos por esse dia. É muito importante para os alunos conhecerem a cultura do nosso país, do nosso povo, as nossas origens. Então nada melhor do que trazê-los para a biblioteca para conhecer a nossa história ", assinalou a professora.

Após a contação de histórias, os estudantes foram convidados a desenhar elementos do livro A Lenda do Caju e referências aos povos originários, o que tornou o aprendizado ainda mais lúdico. A aluna do 2º ano, Letícia Vitória dos Santos, de 8 anos,  se inspirou na Hora do Conto para desenhar. “Eu desenhei um barco pensando na história que a tia contou. A história foi muito legal, eu gostei muito. Eu  estou achando o passeio na biblioteca muito legal”, contou Letícia.

Os alunos também visitaram o acervo da biblioteca e escolheram livros do Acervo Infantojuvenil para um momento de leitura. Para o estudante Bruno Santos, de 7 anos, o momento de aprendizado foi divertido.  “É a primeira vez que eu venho aqui e estou gostando muito dos livros. Eu escolhi um livro do Naruto para ler porque eu gosto muito dele e sempre assisto Naruto em casa”, contou o aluno.

Sobre a Quarta Cultural

Realizado semanalmente na Biblioteca Ivone de Menezes, a Quarta Cultural é um evento permanente. O objetivo é promover atividades variadas de incentivo à leitura nos dias de quarta-feira, celebrando datas comemorativas e abordando temáticas socialmente relevantes.