Prefeito celebra um ano da Maternidade Lourdes Nogueira: 3,6 mil partos realizados e muito orgulho

Agência Aracaju de Notícias
17/04/2024 13h39

A Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN) completa seu primeiro ano em funcionamento nesta quarta-feira, 17. Para celebrar seus mais de 3.600 partos realizados ao longo desses 12 meses, foi realizado um ato simbólico na unidade onde foram prestadas homenagens e ressaltada a importância do complexo materno-infantil não só para as aracajuanas, mas também para todas aquelas gestantes que não são da capital sergipana, mas que tiveram seu filho aqui. Presente na cerimônia e emocionado com os tributos prestados à sua mãe, Lourdes Nogueira, que dá o nome à maternidade, o prefeito Edvaldo Nogueira parabenizou toda equipe técnica que compõe a unidade e destacou o significado desse complexo de saúde para Aracaju.

“Essa maternidade é um exemplo para todos nós, pois é de média complexidade e tem como base o acolhimento daquelas mulheres que chegam para terem seus filhos. Esse é um momento muito significativo na vida delas, pois chegam aqui com esperança, alegria e felicidade, mas ao mesmo tempo com apreensão. Garantir um acolhimento e segurança faz com que elas se sintam muito felizes e tenham as condições para que o filho nasça com saúde e tranquilidade, sem intercorrência e que a mãe seja bem tratada. Temos toda uma equipe competente e infraestrutura necessária para isso. É uma maternidade que nos dá muito orgulho, por isso temos mais de 3.600 partos realizados que atende até pessoas de outros estados. Essa maternidade jamais funcionaria bem, se não fosse por esse corpo técnico responsável e capacitado. Hoje ela é uma das referências no Brasil, mas tende a melhorar ainda mais”, disse.

Embora seja municipal, o complexo-materno infantil já atendeu pacientes de 80 municípios, sendo 66 de Sergipe, nove da Bahia, quatro de Alagoas e um atendimento a uma parturiente de São Paulo. O projeto para a criação dessa unidade, lembra o secretário municipal da Saúde, João Victor Burgos, havia sido abandonado, mas foi recuperado pela atual gestão e inaugurado no ano passado, mudando a vida de milhares de mulheres.

“A Lourdes Nogueira é referência no parto humanizado, por isso hoje é tão importante estarmos todos aqui, com muita honra, para comemorar esse primeiro ano de funcionamento da maternidade que é fundamental para a nossa rede. Trazer esse pioneirismo e ineditismo do parto humanizado para as mulheres aracajuanas e de outras que não residem em Aracaju, mas que são atendidas aqui, simboliza a missão cumprida. A maternidade tem a cara da gestão, um projeto que estava perdido e abandonado, mas que foi resgatado com muito esforço e acolhe tantas gestantes hoje. As pessoas querem ser bem acolhidas e atendidas e a Lourdes Nogueira se tornou um lindo exemplo disso”, disse.

A diretora-geral da Lourdes Nogueira, Rita de Cássia Leal, ressaltou como a presença e atuação de um corpo técnico profissional, além de uma estrutura física de qualidade, são elementos fundamentais para que a maternidade seja hoje uma referência nacional, no que diz respeito ao parto humanizado.

“Esse é um momento muito importante para todos nós. Falar da maternidade me remete a humanização, acolhimento e dignidade. Ela vai além da estrutura física, que é uma das melhores e mais completas estruturas de saúde na atenção obstétrica, e possui uma equipe multidisciplinar focada na humanização e segurança dos pacientes. Fazemos parte dessa linda história e estamos mudando a realidade do nascer em Sergipe e no Brasil. Todos nós temos uma missão, pois lidar com saúde é acolher e dar o melhor. Todos temos um significado maior que nos une a essa maternidade. Aos idealizadores desse projeto maravilhoso, fica o nosso agradecimento pelo cuidado e carinho em detalhes que demonstram o compromisso em pensar uma estrutura que garantisse a segurança, qualidade e humanização da assistência”, comentou.

Uma das homenageadas do dia foi Rebeca Ferreira, filha de Gisandra Ferreira, o primeiro bebê nascido na unidade há um ano. Com celebração dupla, a pequena Rebeca de apenas um ano comemorou seu dia especial no lugar onde nasceu, com direito a bolo e um parabéns muito especial.

“Isso é um sonho. Estou aqui com muita alegria, primeiro ano de muitos que virão e da minha bebê também, que fez história na Lourdes Nogueira. É com muita alegria que eu entro pela segunda vez nessa maternidade para participar disso tudo, que eu lembro como se fosse ontem. Ano passado, eu cheguei aqui logo pela manhã, para aguardar a tão esperada vinda de Rebecca. Fico emocionada vendo esse carinho e amor com a minha filha e até com essa surpresa linda que prepararam para ela”, afirmou.

Maternidade em números
Desde que foi inaugurada, a MMLN já realizou mais de 3.600 partos, sendo 70% destes normais, conforme preconizado pelo perfil da unidade. Além disso, o complexo recebe não só gestantes aracajuanas, mas também do interior de Sergipe e até mesmo de outros estados. No total, a Lourdes Nogueira já recebeu gestantes de 80 municípios, sendo 66 de Sergipe, nove da Bahia, quatro de Alagoas e uma de São Paulo.

Todas as crianças nascidas na maternidade já saem com a cobertura vacinal completa para recém-nascidos, com testes de triagem neonatal, e aqueles que permanecem internados por mais de cinco dias também já realizam o teste do pezinho. No cartório que funciona no local, mais de 2.300 certidões já foram emitidas.

Entre serviços de urgência e emergência, já foram realizados 12.900 atendimentos com classificação de risco; 41 mil exames laboratoriais e 13 mil testes de triagem neonatal. Também já foram produzidas e servidas mais de 226 mil refeições, que incluem as parturientes, os recém-nascidos (caso seja prescrito), os acompanhantes e os colaboradores da maternidade;

Além disso, a partir de opiniões obtidas através de formulário preenchido por todas as gestantes e puérperas que passam pelo atendimento, a Lourdes Nogueira teve aprovação inédita de 98% das pacientes.