Prefeitura realiza recadastramento de famílias do Largo da Aparecida

Assistência Social e Cidadania
17/04/2024 16h35

Com o objetivo de garantir uma melhor cobertura socioassistencial em situações de calamidade, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira, 17, o recadastramento das famílias que residem no Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana. A ação preventiva garante a preparação antecipada de estratégias para atuação em eventuais enchentes na localidade.

Para a atualização do número de pessoas, famílias e residências, bem como a identificação das situações que devem ser prioritárias, a Assistência Social contou com cerca de 15 profissionais, entre equipes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Madre Tereza de Calcutá, no Jabotiana, e da Diretoria de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda.

"A Secretaria da Assistência Social vem preparando um conjunto de ações, que são realizadas todos os anos no período de chuva. E o Largo da Aparecida é um território extremamente vulnerável, é um território onde, anualmente, geralmente, se tem algum tipo de problema e estamos nos antecipando. Para isso, fizemos um recadastramento das famílias de toda aquela região, de toda aquela área, até para que a gente identifique aquelas famílias que precisam de algum tipo de benefício, de serviço, de algum tipo de auxílio assistencial, para que a gente possa estar prestando toda a assistência necessária. É uma prevenção, esse é o papel, na verdade, do Cras, também instalado ali naquela região, dando continuidade às ações que já são realizadas ao longo do ano e a gente apenas intensifica num momento como esse", explica a secretária da Assistência Social, Rosária Rabêlo.

De acordo com a coordenadora do Cras Madre Tereza de Calcutá, Karine de Oliveira, o recadastramento das famílias da localidade acontece de forma anual, confirmando as informações que o Cras já possui, incluindo novos moradores e delimitando os grupos prioritários em ações de urgência.

"Nós vamos de porta em porta, confirmando um cadastro que o Cras já tem, levantando também público prioritário, como gestantes, idosos, PcDs, para que no momento da eventualidade de um enchente a gente possa saber onde essas pessoas que têm prioridade para retirada estão localizadas. Contamos com o apoio logístico da Habitação, que também nos ajudou a elaborar um cadastro no Google Forms, para que a gente pudesse fazer o levantamento de forma mais célere e não precisasse passar para papel. Então tudo foi feito de forma informatizada", disse.