Prefeitura capacita colaboradores para melhorar atendimento a usuários autistas

Saúde
18/04/2024 15h15

Em meio ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Aracaju, se debruça em qualificar os serviços de atendimento a este público. Na manhã desta quinta-feira, 18, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi realizada uma capacitação com atendentes das recepções que atuam em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), com o objetivo de promover a inclusão e o efetivo acolhimento aos usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, bem como fornecer aos colaboradores das unidades de saúde informações qualificadas.

“A capacitação é voltada para uma compreensão dos trabalhadores com relação ao atendimento da pessoa com TEA, no sentido de que é importante conhecer, poder acolher e atender melhor. Falamos sobre os sinais e comportamentos que a pessoa autista apresenta e o porquê ela precisa de prioridade, às vezes por conta da sensibilidade e outras variáveis. Assim, podemos manter a equidade e a melhor qualidade na assistência porque é conhecendo que sabemos lidar melhor”, relata a coordenadora do Centro de Especializado em Reabilitação (CER II), Sony Petris.

Durante a capacitação, os colaboradores puderam obter informações sobre atendimento preferencial e os grupos prioritários, infantilização da pessoa com autismo, tipos de abordagens diferentes para pessoas com necessidades diferentes dos demais usuários das unidades, triagem para especialidade, processos de trabalho e outros temas correlatos.

Para a gerente da USF Osvaldo Leite (bairro Santa Maria), Milene Soares, a capacitação é essencial porque tem uma dimensão que ultrapassa o ambiente de trabalho e chega à esfera pessoal, já que os colaboradores também possuem filhos e outros parentes com TEA.

“Mesmo sendo da área da saúde e não tendo uma especialização nessa área, o conhecimento é importante porque incluir essas pessoas é muito necessário, considerando a quantidade de casos que chega diariamente às unidades. A capacitação diante dos atendentes surge para melhorar e aprimorar o atendimento, além de abranger também a vida pessoal, pois os próprios colaboradores têm filhos ou pessoas próximas que precisam disso”, destaca Milene.

A atendente da USF Roberto Paixão, localizada no bairro 17 de Março, Adriana Barreiro, comenta que compartilha a rotina de trabalho com cada vez mais pessoas autistas. “Essa abordagem da capacitação é interessante porque, na minha unidade, comecei a observar que tem muitas crianças com TEA e muitas pessoas não conhecem a profundidade disso. Esse momento que estamos tendo aqui é importante porque vamos ter um olhar de acolhimento e, com relação ao atendimento, vamos tentar explicar até aos outros usuários que estiverem aguardando que a preferência será das crianças autistas, por conta da inquietação, da dificuldade de se comunicar e esperar. Estou gostando da capacitação não só com esse tema, mas outros que virão”, explica Adriana.

O colaborador da USF Joaldo Barbosa (bairro América), Jeferson Leite, conta que convive diariamente com pessoas autistas, sobretudo crianças, que frequentam a unidade e que o aprimoramento da atenção que se dá a elas faz toda a diferença.

“A gente lida com diversas situações todos os dias, principalmente porque, se o colaborador achar que deve interferir em algumas dessas situações, a gente pode causar um problema para aquela pessoa. Eu não tinha o entendimento necessário e é bastante importante saber lidar com a situação, por isso é essencial aprender”, conclui Jeferson.