Prefeitura participa de solenidade dos 45 anos da Procuradoria-Geral do Estado

Procuradoria
18/04/2024 16h10

Na manhã desta quinta-feira, 18, a subprocuradora-geral de Aracaju, Camila Brasileiro, representou o prefeito Edvaldo Nogueira na solenidade de entrega da Medalha da Ordem do Mérito da Advocacia Pública, em comemoração aos 45 anos da Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE). O evento aconteceu no auditório do Museu da Gente Sergipana e teve entre os homenageados o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; o ex-presidente do Tribunal de Justiça, Edson Ulisses de Melo; e o advogado Antônio Jacintho Filho (in memorian), pai da procuradora municipal Carmen Margarida Moreno Jacintho, que foi quem recebeu a homenagem. 

“Foi uma honra participar desse momento especial para a advocacia pública de Sergipe, com a PGE fazendo e contando história, na qual podemos reconhecer os avanços, os desafios diários no trabalho junto aos demais poderes, e celebrar as vitórias. Em nome do procurador-geral de Sergipe, Carlos Pinna Júnior, parabenizo a todos os procuradores que integram o quadro da instituição, pelo esforço diário na defesa da legalidade no cotidiano da administração pública”, declara a subprocuradora-geral, Camila Brasileiro. 

Ao destacar o momento histórico, o procurador-geral de Sergipe, Carlos Pinna Júnior, agradeceu e parabenizou a todos aqueles que contribuíram e contribuem para a história e elevação do órgão. 

“Na data de hoje, nós temos a felicidade de reunir o passado, o presente e o futuro, as aspirações para o futuro, a memória do passado, a consistência do presente e a esperança própria do futuro. Passado, presente e futuro sempre entrelaçados, conjugados em um mesmo espírito e amálgama de um mesmo propósito. Muito devemos àqueles que nos antecederam nessa jornada, procuradores, servidores e colaboradores. Por esta razão, em nome de todos estes personagens do passado, o Conselho Superior da Advocacia-Geral do Estado aprovou a concessão do maior grau da sua comenda aos ex-procuradores gerais da PGE de Sergipe, que lideraram a instituição nestes anos anos. São mulheres e homens que, a seu modo, com os meios de que dispunham, com a coragem de enfrentar os desafios inerentes à função, com a disposição de se entregar em uma causa, construíram os seus legados”, diz. 

Ao fazer uso da palavra, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri,  ressaltou a importância da PGE para o desenvolvimento legal do estado. “Eu tenho pressa de avançar nas políticas públicas, eu tenho pressa de melhorar a Educação, melhorar a Saúde, de melhorar a Segurança Pública. E tenho que associar minha pressa à legalidade, à jurisprudência, à judicidade. E tudo isso vem na confiança que eu desenvolvi ao longo desse tempo, na nossa procuradoria. Eu confio plenamente no trabalho de vocês. As ações do nosso governo são baseadas na boa prata jurídica. Porque a gente confia no que vocês dizem”, enfatiza.

Para a procuradora municipal Carmen Margarida, que recebeu a comenda em homenagem ao pai, Antônio Jacintho Filho, que também foi procurador municipal, o evento foi grandioso. “Parabenizo a PGE pelos anos de criação, trabalho, suporte ao Estado e união entre os pares e governo. Sinto-me honrada pela homenagem ao meu pai e dele ter feito parte do corpo de Procuradores que colaboraram com o engrandecimento da Procuradoria e Estado de Sergipe", destaca a procuradora municipal Carmen.