Prefeitura realiza ação educativa no Cras Madre Tereza para prevenção de calamidades

Assistência Social e Cidadania
19/04/2024 07h05

Por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, a Prefeitura de Aracaju realizou uma atividade com crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Madre Tereza de Calcutá, no bairro Jabotiana, para conscientizar a população do Largo da Aparecida, uma das comunidades assistidas pelo equipamento, sobre os devidos cuidados no descarte irregular do lixo e ações eficazes em períodos chuvosos.

A atividade, desenvolvida na tarde de quinta-feira (18), visa alertar a comunidade, de forma lúdica e educativa, sobre as problemáticas causadas pelo descarte irregular de lixo, tendo em vista a proximidade do inverno e alertas de chuva durante os meses de abril e maio. A ação contou com a participação de um morador da região que faz parte do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), o qual está capacitado para atuar junto às equipes da Defesa Civil de Aracaju em ações de prevenção de calamidades.

“Essa iniciativa é parte de uma série de atividades preventivas que a gente vem desenvolvendo no Cras, sabendo que estamos localizados no Largo da Aparecida, que é suscetível a enchente. A gente vem trabalhando com as crianças, adolescentes e idosos do serviço de convivência, ações de fortalecimento do vínculo da comunidade para o enfrentamento dessa situação. O objetivo é que eles ser tornem agentes ativos, preventivos dentro da comunidade e para que a gente crie uma comunidade mais resiliente. Continuaremos com essas atividades até meados do mês de maio, que é quando as chuvas se intensificam”, explica a coordenadora do Cras Madre Tereza, Karine de Oliveira.

A forma de propagar as informações ocorre a partir da representação da transmissão de um programa jornalístico, com a participação de usuárias do SCFV como apresentadoras e tendo representantes da comunidade como entrevistados, os quais explicam sobre como atuar na prevenção de calamidades. Em outro momento, o vídeo será exibido a toda comunidade do Largo da Aparecida, que é assistida pelo equipamento socioassistencial.

Integrante do Nupdec no bairro Jabotiana, José Guedes destaca a importância de ter um diálogo para orientar e conscientizar a comunidade sobre um tema que impacta diretamente no dia a dia dos moradores e da região.

“Essa conversa entre a comunidade, Nupdec e Assistência Social é fundamental para evitar desastres de grandes proporções. Quando há esse link entre moradores e órgãos municipais, as ações se tornam mais rápidas, evitando maiores transtornos. É importante sempre estarmos conversando e orientando os moradores, para que eles entendam realmente o cuidado que devem ter quanto ao descarte do lixo, retirada da vegetação, descarte incorreto de material no rio e no esgoto”, ressalta José Guedes.

Moradora da comunidade há 50 anos, Raimunda Ferreira afirma que o papel da população é fundamental na prevenção de situações de calamidade. “Eu achei muito bom esse bate-papo, porque a comunidade precisa entender que todos devem jogar o lixo no local certo. Quando o rio enche, não tem como parar a natureza, a Prefeitura vem com o pessoal para amenizar aquela dor que nós estamos passando, mas infelizmente a maioria da comunidade não ajuda, gostaria que fosse todo mundo fosse mais unido”, pontuou.