Alerta emitido pela Defesa Civil de Aracaju encerra sem registro de ocorrências graves

Defesa Civil
19/04/2024 12h20

Após 72h de alerta de chuva na capital, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), mantém o monitoramento das condições meteorológicas, com perspectiva de redução do volume de precipitações para o final de semana. Com as instabilidades típicas da quadra chuvosa, que ocorre entre os meses de abril a julho, as equipes reforçam ações preventivas, principalmente, nas áreas de risco.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que as chuvas ocorreram de maneira bem distribuída, não ocasionando impactos severos na capital. "Nesse período, o volume acumulado foi de, aproximadamente, 100 milímetros (mm) de chuva, sendo 50mm apenas na quinta-feira (18). As precipitações ocorreram de maneira contínua, porém sem registro de ocorrências com maior gravidade", indicou o secretário.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ao longo do período de alerta, que encerrou na manhã desta sexta, 19, o órgão atendeu 29 ocorrências registradas através do serviço emergencial 199. "Dessas solicitações, 18 foram para avaliação de risco estrutural, havendo necessidade de interdição parcial de quatro imóveis e outras duas interdições totais. As famílias foram direcionadas à casa de parentes. Não houve pessoas desabrigadas, nesse período", frisou.

Também foram atendidas outras duas ocorrências para avaliação de risco de deslizamento de terra, uma para risco de queda de árvore e sete para alagamentos. "Até o momento não há perspectiva de renovação do alerta, porém mantemos o monitoramento para adotar as providências que sejam necessárias para a redução de riscos à população", acrescentou o coordenador da Defesa Civil do município.

O secretário da Defesa Social ressalta que o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju está preparado para atuar diante das necessidades que possam surgir. "Para o final de semana, na capital, as chuvas podem ocorrer, porém sem maior intensidade. O monitoramento realizado junto aos centros especializados, indicam, no momento, maior volume de precipitações a partir da próxima terça-feira (23). Continuamos acompanhando as atualizações e orientando a população, que pode entrar em contato com a Defesa Civil através do serviço emergencial 199", salientou o secretário Silvio Prado.