Prefeitura garante alimentação qualificada e nutritiva nas escolas municipais

Agência Aracaju de Notícias
23/04/2024 10h00

Garantir que as crianças e adolescentes tenham uma alimentação qualificada e nutritiva nas escolas da rede municipal é um dos principais compromissos da Prefeitura de Aracaju. Para isso, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realiza uma série de análises dos alimentos que serão servidos ao longo do ano letivo para os alunos e instituições filantrópicas que possuem algum tipo de convênio com a Semed Aracaju. Além da alimentação principal, fornecida pela empresa contratada, a comunidade escolar também recebe alimentos provenientes da agricultura familiar, que complementam as refeições ao longo do dia.

Segundo a coordenadora e nutricionista da Coae/Semed, Paula Formiga, uma criança bem nutrida e que se alimenta de forma regular têm maior desenvoltura para aprender, melhor desempenho em suas atividades e concentração mais apurada. Ela conta que os nutrientes de uma boa alimentação estimulam a memória e a agilidade cerebral, facilitando a aquisição de novos conhecimentos.

“Para fazer o cardápio, nós seguimos uma resolução que é feita pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde eles nos apresentam as regras sobre o que pode ser servido às crianças. No caso da João Oliva, Escola Municipal de Ensino Fundamental, o cardápio deles é diferente da creche, onde limitamos a oferta de açúcar e ultraprocessados. Como é uma escola de ensino integral, temos um cardápio que garante 70% das necessidades nutricionais diárias que a criança precisa, com proteínas e outros alimentos. O restante é composto em casa”, completa Paula.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Jornalista João Oliva Alves, Elainy Mary, conta que a alimentação servida nas escolas é de extrema importância porque contribui não apenas para a qualidade do aprendizado, mas também para a frequência escolar. Ela diz ainda que a escola em tempo integral tem um diferencial, porque acolhe a criança durante o dia inteiro, das 7h às 16h, então desempenha um papel importante na vida de cada um.

“Temos uma preocupação muito grande em relação a isso, porque entendemos que elas passam o dia inteiro aqui e por isso a maior parte do que elas comem somos nós que fornecemos. Temos um cardápio diferenciado e fazemos um acompanhamento junto à família para garantir que a criança está sendo bem alimentada. Além disso, estamos sempre procurando melhorar e garantir que todos os alunos comam aquilo que nós servimos, porque são alimentos de qualidade pensados exclusivamente para eles”, diz Elainy.

Bem-estar e cuidado

Para garantir o bem-estar das crianças, um cardápio específico é servido para cada modalidade de ensino, sendo quatro refeições para a creche integral, duas para a  creche parcial e uma refeição para educação infantil, ensino fundamental, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já para o ensino integral, são fornecidas três refeições.

A elaboração para as refeições de cada modalidade é baseada na resolução CD/FNDE nº 06/2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que está ligado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A equipe responsável segue diretrizes que estão relacionadas ao cuidado com a saúde e desenvolvimento adequado dos estudantes.