A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou entre os dias 19 e 21 de abril a capacitação de guardas municipais em entradas táticas. A primeira edição do curso foi voltada exclusivamente para servidores que atuam no agrupamento Ronda Escolar, e formou 20 guardiões que, a partir de agora, estão ainda mais preparados para atuação em casos que exijam uma rápida intervenção em ambientes escolares.
O comandante-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor de 2° classe Fernando Mendonça, destaca a importância da capacitação e reforça a preocupação da Prefeitura em ter sempre guardiões bem treinados.
“A Prefeitura de Aracaju vem investindo bastante em capacitação e treinamento dos integrantes da Guarda Municipal nos últimos anos. Atualmente mantemos um cronograma atual que atende as mais variadas temáticas ligadas à segurança pública, de forma a atender todos os grupamentos da corporação, com preparo teórico e prático, como ocorreu nessa capacitação iniciada pela Ronda Escolar, mas que será levada no decorrer do ano, de forma programada a todos os nossos colaboradores. Dessa forma, mantemos a excelência de nosso trabalho na busca por uma cidade cada vez mais segura e tranquila”, destaca.
Ministrada pelo guarda municipal de 1° classe, Henrique Mendonça, a capacitação foi realizada na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. Carvalho Neto e na Academia de Polícia Civil de Sergipe. Henrique, que é um especialista no assunto, tendo participado de diversos cursos na área dentro e fora de Sergipe, apresentou à turma a Legislação Aplicada ao emprego de Entradas Táticas; Técnicas no uso do Armamento; Técnicas no Confronto Armado; Técnicas de Entrada Tática; Fases da Operação e Divisão da Equipe Tática, conceitos empregados pelas principais polícias do mundo.