Maternidade Municipal Lourdes Nogueira realiza I Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Saúde
22/04/2024 19h06

Ações, informações e abordagens de cunho técnico para tornar o ambiente de trabalho cada vez mais seguro para os colaboradores e pacientes. Este é o intuito da I Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que reuniu colaboradores e parceiros na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira nesta segunda-feira, 22.

A programação iniciou no período da manhã, com um "Spa Day", oferecido pelas alunas do curso de Estética da Faculdade Estácio, com massoterapia e terapia de ventosas oferecidos aos profissionais da unidade. À tarde, a referência técnica em Fisioterapia na unidade, Mayara Agripino, promoveu um momento com ginástica laboral e alongamento, chamando a atenção para a consciência postural e respiração adequada na realização das tarefas cotidianas.

Na sequência, o médico sanitarista e coordenador do programa IST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde, Almir Santana, abordou os principais riscos inerentes aos profissionais de saúde em relação às IST´s, focando na questão de eventuais acidentes de trabalho.

"Os principais riscos a que os profissionais de saúde estão expostos num ambiente como a Maternidade Lourdes Nogueira referem-se à ação de reencapar agulhas e na execução de suturas, onde os próprios instrumentos, a depender do manuseio, podem provocar acidentes. Nestes casos, temos um protocolo profilático que deve ser obedecido rigorosamente", explica o médico.

Ainda segundo Almir Santana, os maiores riscos de infecção são oferecidos pela hepatite B e C, e pelo HIV. "Por isso, é fundamental atentar para a vacinação e para os devidos cuidados nestas atividades com perfurocortantes, obedecendo às medidas de segurança e o descarte correto destes objetos", ressalta.

Nos casos de eventuais acidentes com objetos perfurocortantes, deve ser adotada a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) em até 72 horas, onde serão administrados medicamentos antiretrovirais pelo período de 28 dias.

Nova Recomendação

Almir Santana também trouxe novas informações acerca do protocolo de recomendações às puérperas, que é a recomendação do uso de preservativo nas eventuais relações sexuais durante o período de amamentação.

"Esta é uma nova recomendação diante de um caso onde registramos o nascimento de uma criança sem HIV, cuja genitora também não apresentava diagnóstico. Tempos depois, foi verificado que a criança estava com HIV, o que gerou muita dúvida nos profissionais. Investigando detidamente o caso, descobriu-se que a mãe havia trocado de parceiro neste período inicial da amamentação, e que este era portador do HIV, infectando a mãe que, via amamentação, infectou a criança. Por isso, agora passamos a fazer essa recomendação", destaca Almir.

Para o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Jackson Silva, a participação do médico Almir Santana é sempre proveitosa e muito informativa a respeito dos cuidados quanto às infecções sexualmente transmissíveis e outros riscos.

"A quantidade de informações obtidas numa palestra dessa faz toda a diferença nos nossos cuidados e na nossa vida pessoal, inclusive. Este é o intuito primordial da Sipat, que é oferecer o máximo de informação durante esta semana", complementa Jackson.