Com a Rede de Atenção Primária, Prefeitura assegura acesso à população aos serviços de Saúde

Saúde
23/04/2024 15h56

Em Aracaju, a Rede de Atenção Primária (Reap) é a principal porta de acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e abrange as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) geridas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em todas as regiões da capital.

As unidades oferecem acolhimento, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, curativos, visitas domiciliares, atividade em grupo nas escolas, educação em saúde e os diversos programas desenvolvidos, voltados para a família, mulher, idosos, contra o tabagismo, entre outros.

De acordo com a coordenadora da Reap, Anne Souza, a Rede é orientada pelos princípios da acessibilidade, cuidado, vínculo, continuidade e integralidade, e, para atender esses princípios, a SMS desenvolve programas e ações, considerando a diversidade da necessidade da população. 

“As USFs desempenham um papel central na garantia de acesso a uma saúde de qualidade. As pessoas estão sendo bem acolhidas e isso é devido ao olhar de uma gestão comprometida com todo cidadão usuário do SUS. Para além dos atendimentos preventivos, também utilizamos diversas outras ferramentas que favorecem um maior acesso da população aos serviços na rede municipal de saúde da capital, como o Prontuário Eletrônico, a central telefônica e o Portal e aplicativo da Saúde para agendar consultas e exames”, destaca Anne.

Acesso aos serviços nas Unidades

O agendamento pode ser realizado pessoalmente na recepção da unidade, apresentando um documento oficial com foto, através de ligação para 0800 729 3534, opção 5, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h; além de ainda ser possível agendar pelo Portal da Saúde ou App Mais Saúde Cidadão.

“A Atenção Primária possibilita a resolução de grande parte das necessidades de saúde e, caso seja necessário, o usuário é encaminhado para outras Redes de saúde. A Estratégia Saúde da Família é o modelo prioritário para a qualificação do cuidado e a melhoria do acesso à população, formada por equipes multiprofissionais, compostas por agentes comunitários de saúde, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, médico, cirurgião-dentista, auxiliar, técnico em saúde bucal e assistente social”, enfatiza a coordenadora.

Cadastro no aplicativo

Para otimizar o acesso dos usuários aos serviços da rede municipal, a SMS disponibiliza o Portal e aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, ferramenta digital que facilita o agendamento de consultas, acesso ao cartão de vacinação, controle de medicamentos, resultado de exames, entre outras funcionalidades. Ao baixar o aplicativo no celular, o próximo passo é acessar o portal da Secretaria Municipal de Saúde (https://www.aracaju.se.gov.br/saude/). Em seguida, o usuário deve clicar em “Links Úteis” e, depois, clica em “Acesso ao APP e Portal da Saúde”. 

O cidadão deve fazer o cadastro, fornecendo as suas informações pessoais atualizadas, após esse processo, e estando todas as informações corretas, a equipe responsável pela análise dos dados enviará uma senha de acesso para o número telefônico cadastrado, por SMS, mensagem de WhatsApp ou e-mail. Com essa senha, o usuário poderá ter acesso tanto ao Portal da Saúde, quanto ao aplicativo Mais Saúde Cidadão.