Perimetral Oeste: comissão de acompanhamento de obra visita construção do conjunto habitacional

Agência Aracaju de Notícias
23/04/2024 17h00

Nesta terça-feira, dia 23, os membros da Comissão de Acompanhamento de Obra e Projeto (CAOP) da avenida Perimetral Oeste participaram de uma visita ao conjunto habitacional onde irão residir as famílias que estão em moradia provisória. Os representantes também conferiram como está o andamento da construção da ponte, localizada no bairro Bugio.

A visita no conjunto habitacional foi conduzida pelo diretor de obras públicas da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Wanilton Lima, e pela equipe do Consórcio Heca Camel. O diretor destaca que os futuros moradores puderam ver de forma concreta o ambiente que vão residir futuramente. 

“Hoje pudemos demonstrar in loco como é feito e como está o processo construtivo das casas, a celeridade, que tipo de equipamento e materiais estão sendo utilizados, a durabilidade da obra, o cuidado de seguir as normas e políticas ambientais. Eles presenciaram toda a parte de infraestrutura, de alvenaria estrutural, tiveram uma explanação do que seria cada tipo de mecanismo utilizado na construção civil. Então, foi muito bom ver a satisfação que tiveram em ver suas casas”, explica.

Na obra da ponte, o Engenheiro Fiscal da Emurb, Marcelo Bonfim, e a equipe da Construtora Celi guiaram a Comissão e explicaram sobre o andamento da construção. As visitas foram aprovadas pelos membros, que ficaram satisfeitos com o que viram, como é o caso de Cristiane Silva, que não vê a hora de se mudar para seu novo imóvel. 

“É uma casa grande, boa, e eu estou muito feliz porque onde eu morava não tinha rede de esgoto, agora meus filhos vão ter como brincar, não vou ter mais preocupação deles pegarem uma doença porque eles brincavam na lama, então, é tudo diferente. Eu estou muito satisfeita, quero agradecer à Prefeitura e à equipe da Perimetral, que sempre chegaram com carinho. Eu estava muito ansiosa, agora estou relaxada porque eu vi o trabalho que está sendo feito. Obrigada por essa oportunidade em que a gente pode conhecer cada cantinho ali feito com muito amor e muito carinho, é como se fosse a casa de vocês, a casa de um familiar de vocês para quem a casa está sendo construída”, conta.

De acordo com a técnica de referência em projetos sociais para a área da habitação da avenida Perimetral Oeste, Alexandra Déda, que também acompanhou a visita, a CAOP traz a representatividade da população dentro do projeto. 

“Essa Comissão está aqui para representar as famílias que estão em uma moradia provisória e vão para o conjunto habitacional que está sendo construído, então, a comissão é importante porque a gente fortalece essas pessoas com informações. A Prefeitura está atuando de forma transparente com essa população, está mostrando exatamente o que está sendo executado e a comunidade tem a oportunidade de acompanhar de perto o andamento dessa obra”, relata.

Assistente Social da Diagonal (empresa contratada pela Prefeitura para execução do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste), Aline Gonçalo reforça a importância da participação da comunidade nas ações. “Hoje a gente teve esse momento ímpar na obra, que todos vinham esperando, e realmente viram que foi um projeto pensado de uma forma diferente e fico muito contente porque podemos ver nos semblantes e nas colocações que todos saíram felizes”, explica.

Perimetral Oeste

A avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões.