População do bairro Ponto Novo aprova realização do Zoonoses na Comunidade

Saúde
03/05/2024 11h50
Início > Noticias > 105552

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira, 3, mais uma edição do Zoonoses na Comunidade. Desta vez, a ação aconteceu na praça ao lado da Paróquia São José Operário, no bairro Ponto Novo.

De acordo com o Supervisor de Endemias, Francis William da Silva, a finalidade da ação é levar os serviços do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) até a população e continuar ampliando o alcance de animais protegidos contra a raiva.

“O principal objetivo do Zoonoses na Comunidade é reduzir a transmissão de doenças e de acidentes com animais no município. A ação oferta vacinação antirrábica para cães e gatos acima de 3 meses de idade, distribuição de material educativo, exames de Leishmaniose Visceral Canina e entrega de coletores para o exame de esquistossomose”, explica o supervisor.

Para o morador do bairro Roberto Sérgio Oliva, tutor do cachorro Duque Oliva, a ação é muito importante para toda comunidade e não só para a saúde dos bichinhos. “Além de toda orientação que os profissionais me passaram, consegui imunizá-lo contra a raiva e ainda realizei o exame da Leishmaniose Visceral Canina. Uma ação de prevenção e cuidado para os moradores”, enfatiza.

Segundo a tutora do gatinho Nino, dona Ana Aparecida Reis, as pessoas do bairro são conscientes e participam de muitas ações. “Algumas doenças podem ser evitadas com a imunização dos nossos bichos de estimação. Por isso, trago meu gatinho para participar das ações”, ressalta.

Programação e vacinação

A SMS segue realizando Zoonoses na Comunidade nos bairros semanalmente, sempre às sextas-feiras. A programação da ação terá continuidade no dia 10, na praça da Rua Tenente Wendel Quaranta esquina com Rafael de Aguiar, no bairro Suissa; No dia 17, no Arraial da rua São João, no bairro Industrial, e dia 24, na praça da rua Nossa Senhora da Glória, no bairro Cidade Nova.

Para receber a vacina, os cães e gatos precisam estar saudáveis, não terem realizado procedimento cirúrgico recentemente e não estarem em tratamento.