Maio Amarelo: ação educativa da SMTT leva instruções de trânsito aos motoristas na Euclides Figueiredo

Transporte e Trânsito
06/05/2024 14h35

Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju sensibilizaram os motociclistas que trafegavam pela avenida General Euclides Figueiredo na manhã desta segunda-feira, 6, durante uma blitz educativa alusiva ao movimento Maio Amarelo. Os batalhões de Policiamento de Trânsito (BPTran) e da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) também participaram da atividade.

A programação do movimento, que tem como tema "Paz no trânsito começa por você", foi iniciada pelo órgão na capital na última sexta-feira, 3. Na Euclides Figueiredo, uma das avenidas mais movimentadas de Aracaju, motociclistas foram abordados para receberem instruções sobre os cuidados essenciais no trânsito.

“Falamos da importância do respeito à sinalização e do uso dos equipamentos de segurança, justamente porque o número de sinistros envolvendo motociclistas ainda é muito grande no mundo inteiro”, disse a agente de trânsito e integrante da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT, Heloísa Rezende.

De acordo com dados parciais da SMTT, este ano, até o momento, foram registrados na capital 18 óbitos por sinistro de trânsito e, destes, sete foram motociclistas. Em 2023, no total, foram 54 óbitos, sendo 25 motociclistas. Entre as principais causas dos sinistros, estão o desrespeito à sinalização de trânsito, o excesso de velocidade e o uso inadequado dos equipamentos de segurança.

Blitz aprovada

A vendedora Jéssica Bezerra, foi uma das motociclistas abordadas. “As blitz são importantes porque alguns condutores não estão devidamente habilitados e acabam comprometendo a vida, até mesmo de pessoas habilitadas”, declara.

A técnica em edificações, Francisca Sales transita na avenida Euclides Figueiredo constantemente e aprova a iniciativa da SMTT. “Me auto analiso como motociclista prudente, mas nem todos são assim. Por isso, as intervenções educativas e punitivas também são importantes”, afirma.

O consultor de vendas Valfredo Alves, parabenizou a SMTT e os órgãos parceiros pela qualidade da abordagem feita na blitz educativa. “A abordagem foi ótima! Na minha opinião, a paz no trânsito começa com menos sinistros de trânsito e mais responsabilidade dos condutores e motociclistas nas vias públicas”, ressalta.

Trabalho em conjunto

O coordenador de Educação para o Trânsito do BPTran, sargento Tiago Damasceno, assegura que a interação entre os órgãos é fundamental para reduzir o índice de acidentes. “As ações da SMTT de Aracaju com a da Polícia Militar de Sergipe almejam diminuir os índices de óbitos no trânsito. São os motociclistas as maiores vítimas desses sinistros de trânsito e cerca de 70% dos casos atendidos pelo BPTran, com óbito ou sem óbito, tem a participação dos usuários de motos”, conta. 

O sargento do BPRv, Jocelino Nascimento, destaca a importância de boas condutas no trânsito. “Aconselhamos os motociclistas que tenham atenção redobrada ao trafegar pelas pistas, considerando também a responsabilidade do condutor do veículo de passeio, para que tenham empatia com os mais vulneráveis, no caso, os motociclistas”, disse.

Maio Amarelo 

O objetivo do Maio Amarelo é desenvolver ações com foco na segurança viária, através do estímulo às atitudes individuais para a construção de um trânsito mais seguro. Até o final do mês, diversas atividades serão realizadas pela SMTT de Aracaju em alusão ao movimento, nos mais diferentes pontos da capital.

Nesta terça, 7, uma nova ação educativa será realizada às 6h, no Colégio Santana, localizado no bairro Ponto Novo. Às 8h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Manuel de Souza, no conjunto Sol Nascente, e às 14h, na Maravilha Motos, localizada no bairro Jardins.