Oftalmologistas do programa Ver a Vida contribuem para salto na qualidade de vida dos aracajuanos

Agência Aracaju de Notícias
08/05/2024 08h00

Anualmente, em 7 de maio, celebra-se o Dia do Oftalmologista, profissional médico que se dedica a cuidar da saúde visual da população. Na capital sergipana, sobretudo no âmbito do programa Ver a Vida, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, esses profissionais são um verdadeiro farol a iluminar os caminhos daqueles que buscam por atendimento oftalmológico gratuito e de qualidade.

O programa, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), não apenas objetiva a redução das filas de espera e o aprimoramento da qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital sergipana, mas reconhece e valoriza o papel fundamental dos oftalmologistas no poder transformador da dedicação e excelência médica na promoção do bem-estar e da felicidade de uma comunidade que necessita de atendimento mais humanizado.

O médico oftalmologista Ricardo Cassago Filho, que atua no programa há um ano, compartilha sua perspectiva sobre o impacto social e pessoal do "Ver a Vida".

“Avaliando tudo que eu já vivi e estudei, percebi que aqui em Aracaju e em Sergipe há uma demanda grande por atendimento oftalmológico. Muita gente precisando de ajuda, cirurgias de catarata, de retina, glaucoma e avaliações. Graças a Deus estamos conseguindo diminuir as filas e isso gera um impacto social muito grande, beneficiando não só os pacientes, mas toda a cidade, inclusive a economia, porque as pessoas voltam a ter condição de trabalhar”, afirma o especialista.

O médico acredita que a sua atuação enquanto oftalmologista, por meio do programa, eleva não apenas a qualidade de vida dos pacientes, mas também contribui para a realização profissional, do dever cumprido, do amor à profissão.

“Acho que a gente tem uma relação com o paciente com muita simplicidade e carinho. Isso traz uma sensação de pertencimento para as pessoas, que é bacana, faz com que elas se identifiquem e confiem no nosso trabalho. É um trabalho que traz realização também. Quando coloco a cabeça no travesseiro fico feliz de conseguir ajudar tanta gente, graças a Deus. Então, é gratificante demais fazer parte de um projeto tão bacana”, destaca, satisfeito, o médico oftalmologista.

Testemunhos da transformação

Os beneficiários do programa são testemunhas dessa relação harmoniosa. Marleide Maria da Silva, doméstica de 58 anos, é natural de Recife-PE e reside em Aracaju há mais de 30 anos. Ela não tem dúvidas quanto à importância do programa. "Eu acho muito bom esse programa. É tanto que consegui trazer também a minha irmã. Ela já fez a cirurgia nos dois olhos, como eu. Posso dizer que o atendimento é ótimo. Não tenho o que reclamar dos médicos, da equipe. A minha avaliação é que os profissionais são nota dez, trabalham bem, são atenciosos”, elogia.

Marcilene Maria da Silva, aposentada, mora em Aracaju há 20 anos. Proveniente de Recife, ela faz questão de expressar sua gratidão. "O atendimento aqui foi maravilhoso. Já fiz a cirurgia nos dois olhos neste ano, primeiro o direito e depois o esquerdo, por conta da catarata, e nem tive medo pela forma como eu fui atendida e a minha irmã também. Confiei no trabalho e no que ela passou para mim. Deu tudo certo. A minha sensação agora é de alívio", enaltece.

Carlos dos Santos, 79, é carpinteiro aposentado e conta como o programa transformou a sua vida. "Eu tive um problema de visão nos dois olhos, conseguia ver a fisionomia das pessoas, mas não em detalhes. Procurei o programa, fiz os testes e eles marcaram as cirurgias. Fiz as duas operações neste ano. O pessoal foi muito cuidadoso, atencioso, educado. Eu sempre confiei e eles agiram de uma maneira muito legal. Agradeço sempre e rezo a Deus por eles, porque fazem muita diferença. No meu caso, sou carpinteiro, pude voltar a fazer as coisas, consigo usar o esquadro, saber onde vou cortar, medir com a trena", relata

O programa

Implantado em março de 2022, o Ver a Vida tem revolucionado a promoção da saúde ocular para os aracajuanos. Situado no estacionamento do Aracaju Parque Shopping, o projeto abrange quatro carretas e contêineres especialmente equipados para oferecer atendimento especializado às pessoas com problemas oftalmológicos.

Antes da implementação do programa, os aracajuanos enfrentavam uma espera média de aproximadamente 13 meses para conseguir uma consulta oftalmológica. Hoje, graças ao Ver a Vida, esse tempo foi reduzido para um prazo que varia entre 45 e 60 dias, proporcionando uma resposta mais ágil e eficiente às necessidades da população.

Ao longo de seus dois anos de existência, o programa já realizou 218.688 procedimentos, abrangendo consultas, exames e cirurgias. Na avaliação de Ricardo Cassago, esses números não apenas refletem a eficácia do projeto, mas também o alívio e a esperança que ele tem trazido para milhares de indivíduos que enfrentam o desafio da perda de visão.