Emsurb promove diálogo para esclarecimentos sobre Ecopontos no bairro Jabotiana

Serviços Urbanos
10/05/2024 09h00
Início > Noticias > 105681

Técnicos da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), ligada à Prefeitura de Aracaju, estiveram reunidos com a população do bairro Jabotiana na noite desta quinta-feira, 9, para tirar dúvidas com relação à implantação de Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos, conhecidos como ecopontos. Os locais foram estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010, e representam uma das mais importantes estratégias para alcançar os objetivos de redução, reutilização, reciclagem e tratamento adequado dos resíduos sólidos na capital sergipana. O bairro Jabotiana é mais um que será contemplado com uma estação de entrega voluntária.

O encontro, promovido pela Emsurb, ocorreu na Igreja Nossa Senhora da Luz e contou com a presença de moradores da região e de representantes do Conselho Comunitário do Residencial Celuta Porto e do Jabotiana Viva. Segundo a assessora de engenharia e controle da Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, Vitória Ramires, a Emsurb vem consolidando diálogos com a população aracajuana "buscando promover ações educativas, mostrar o que é um ecoponto, o que ele pode trazer de benefícios para a população e discutir sobre preservação ambiental, bem como o porquê de sua instalação em determinado local, e de como a Prefeitura vem combatendo o descarte irregular de resíduos, consolidando a capital sergipana como uma das mais limpas e que mais tem atuado em sintonia com o que estabelece o PNRS”.

Durante o encontro, os técnicos da Emsurb ainda destacaram a importância dessa tecnologia para a coleta seletiva e para a redução do volume de resíduos enviados para aterros sanitários, como se dá o monitoramento e fiscalização do descarte segundo padrões de operação e manutenção adequados, e do quanto ela é peça-chave na construção de uma sociedade mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente.

Para João Sívia, morador do condomínio Privilégio, a “Emsurb está de parabéns pela iniciativa, e esclareceu bastante sobre o papel dos ecopontos”. “Penso que a prefeitura deve enviar outros órgãos envolvidos na efetivação dos ecopontos. Eu inclusive faço a sugestão à Emsurb para que leve essa iniciativa para as escolas, para nossas crianças, incentivá-las desde cedo a fazer a separação correta de nosso lixo. Somos um país de várias riquezas naturais, mas no quesito descarte de lixo estamos muito atrasados em relação a muitos países e podemos ter várias catástrofes por conta também disso”, reflete o morador.

Já para Edmundo de Almeida, representante do Conselho Comunitário do Residencial Celuta Porto, é indiscutível a importância de um ecoponto para a comunidade. “Embora ainda muitas pessoas não tenham a compreensão da importância desse equipamento necessário dentro da  PNRS; e para nossa comunidade é uma conquista. Algumas pessoas questionam em relação à localização, mas isso sempre vai ter, eu costumo dizer que é igual a feira, todo mundo quer feira, mas não quer em sua porta, mas quer ter a feira em sua comunidade. A missão da Emsurb foi cumprida aqui na comunidade. Vamos aguardar também os técnicos da Emurb, queremos também conhecer um pouco mais os critérios técnicos de escolha do local de instalação do ecoponto, até porque sabemos que há critérios técnicos para essa escolha e também vislumbramos a instalação de outros ecopontos aqui no bairro, já que o Jabotiana é muito extenso territorialmente", afirma Edmundo.

Verônica Pinheiro, moradora do Recanto do Poxim, avalia que foi muito importante a ação da Emsurb na comunidade para esclarecer dúvidas sobre o ecoponto que, na visão dela, é algo muito importante o descarte correta, de forma seletiva. “De uma certa forma, ele também irá gerar renda para aquelas pessoas que trabalham em cooperativas de coleta de resíduos. É importante para não termos o descarte em lugares inadequados como acontecia aqui nesta região, especialmente de construção, que prejudica a comunidade especialmente quando tem chuva", destaca Verônica.