Aracaju conquista segundo lugar na Mostra "Sergipe, aqui tem SUS"

Saúde
10/05/2024 16h30
Início > Noticias > 105685

O projeto “Estratégias de gestão no controle do Aedes aegypti em Aracaju: uma prioridade municipal”, venceu o segundo lugar da 5ª Mostra “Sergipe, aqui tem SUS”, realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE) nesta quinta-feira, 9, no Hotel Vidam. Na ocasião, a Prefeitura de Aracaju, representada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresentou o total de quatro trabalhos, garantindo uma credencial para a Mostra Nacional “Brasil, aqui tem SUS”, que ocorrerá no segundo semestre.

O projeto vencedor teve como autora a ex-secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, e, como co-autores a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Taise Cavalcante, e o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti, Jeferson Santana. O projeto apresentado reuniu informações sobre o Plano de Intensificação das Ações para o controle do Aedes aegypti, desenvolvido pela pasta anualmente.

De acordo com a co-autora, a diretora Taise Cavalcante, o projeto evidencia a importância da prioridade dada pelo gestor municipal no desenvolvimento das ações de controle do mosquito vetor das arboviroses. 

“A efetivação dessas estratégias não apenas visa a redução dos índices de infestação do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, mas também contribui de maneira significativa para a proteção da saúde da população. Anualmente, seguimos os parâmetros do Programa Nacional de Controle do Aedes aegypti (PNCD) como o instrumento balizador das atividades a serem intensificadas, monitoradas e fortalecidas”, comenta Taise.

Além deste trabalho, a Saúde de Aracaju participou da 5ª Mostra “Sergipe, aqui tem SUS” com seguintes projetos: “Judicialização em Saúde no município de Aracaju”, de autoria do atual secretário municipal da Saúde, João Vitor Burgos Mota; “Ações integradas: Estratégia eficiente no aumento do tratamento da esquistossomose em Aracaju”, de autoria de Taise Cavalcante, e co-autores Waneska Barboza, Nathalie Carvalho e José Chagas Sobrinho; e o projeto “Saúde na palma da mão: Experiência de implantação do Portal da Saúde e Aplicativo, em Aracaju/SE”, de autoria da assessora técnica da Diretoria de Inteligência e Gestão (DIGE/SMS), Chenya Coutinho, e co-autores Ana Régia Oliveira e Adson Gomes.