Dia das Mães: oficina promove homenagem e educação sustentável em escola municipal

Educação
10/05/2024 16h54
Início > Notícias > Dia das Mães: oficina promove homenagem e educação sustentável em escola municipal

Na semana do Dia das Mães, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), vem desenvolvendo diversas atividades e eventos em homenagem às figuras maternas que compõem a comunidade escolar. 

Neste sentido, buscando unir comemoração, arte e educação ambiental, a Coordenadoria de Arte e Educação (Coarte/Semed) realizou, durante toda a sexta-feira, 10, a oficina “Sublime Ação”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, com proposta de criação de acessórios e bijuterias a partir do uso de materiais recicláveis, como sacolas plásticas.

Presente e participante da oficina, a gestora da Coarte, Dione Fonseca, explana o objetivo da oficina. “Nós queríamos que, com a oficina, a gente pudesse e tivesse a possibilidade de criar bijuterias e bolsas que pudessem ser reutilizadas pelas mães. Essa junção da sustentabilidade com a arte é justamente para mostrar às mães a possibilidade de reciclar as bolsas plásticas que elas compram ou recebem no supermercado e possam transformá-las em coisas úteis. Assim, na oficina, elas fizeram brincos, bolsas, entre outras coisas”, explica.

Para a coordenadora pedagógica da Emef, Renata Monteiro, o momento possibilita uma maior proximidade entre as mães e os filhos, além de proporcionar conhecimento e diálogos construtivos.

“A oficina é uma forma de estreitar o laço entre a família e a escola, de auxiliar no aprendizado dos alunos, mas, também, mostrar para os pais todo o trabalho que a gente vem fazendo. Com essa ação, foi realizada uma apresentação dos alunos e essa recepção com as mães para fortalecer o vínculo, tornando a tarde ainda mais emocionante”, declara.

Idealizadora da oficina, a professora de Artes, Helenizia Cardoso, explica que a intenção foi trabalhar com as mães construindo algo que elas possam levar para casa, partindo da sustentabilidade através da sublimação.

“Sublimar é o ato de unir folhas ao plástico. Foi pegando a sacola plástica, uma na outra e passando o ferro bem quente em cima, até que elas viram uma placa só. E, a partir dali, a gente corta e compõe objetos. A gente começa com a orientação, o porquê da oficina, o porquê de coletar a bolsa, explicando que precisamos ser mais leves e diminuir a nossa pegada na natureza. Elas entendem a questão ambiental, ficam tímidas para realizar a prática, mas, no final, todo mundo participou e fez seus brincos e bolsas”, afirma a professora.

Iamara Carvalho é mãe de um dos alunos e participou da oficina com a vontade de estar mais presente na rotina escolar do filho e para ter contato com outras mães. “Eu amei ter passado a tarde aqui. Eu não sabia como fazer todas essas artes, mas a professora foi bem paciente e ensinou perfeitamente. Foi muito bom estar na escola do meu filho e entender sobre reciclar e sobre não precisar jogar tudo fora. Foi um assunto que me aproximou do meu filho, porque eu sei que ele também estuda tudo isso”, conta ela.

Além da oficina "Sublime Ação”, também ocorreram palestras sobre vivência e maternidade. A mãe Laís Estevão foi uma das participantes e descreve o encontro como especial e necessário.

“A palestra foi emocionante porque a gente conseguiu ouvir e falar sobre a nossa jornada de mãe, que é reconhecida no próximo domingo, mas que foi destacado que dia das mães são todos os dias. Foi conversado sobre existir a rotina do dia a dia com as crianças, mas que nós também temos os nossos sonhos, nossos trabalhos e nossa faculdade. Foi um momento de quem é mãe e que nos aproxima ainda mais dos nossos filhos. O meu filho não parava de me lembrar que eu tinha que vir hoje, que eu precisa estar presente na escola e participar de tudo. É claro que eu não iria negar um pedido desse”, relata Laís.