Os mercados municipais contribuem para o aquecimento da economia local e facilitam a rotina de reabastecimento doméstico de muitos aracajuanos. Por esta razão, os espaços recebem frequentes ações voltadas à conservação predial promovidas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Nesta segunda-feira, 13, as atividades se concentraram no mercado setorial Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco.
Entre os serviços preventivos de manutenção efetuados está a limpeza e substituição das calhas danificadas que compõem o sistema de drenagem interno. A equipe segue o cronograma elaborado e coordenado pelos técnicos de Engenharia Predial e Manutenção (ENGMP) do órgão municipal.
“Essas ações corretivas são realizadas ao longo do ano, porém durante o período de chuvas reforçamos, em especial, os dispositivos que fazem o escoamento das águas pluviais no sentido de obter maior eficácia. Devido à presença de umidade, as peças antigas instaladas nos setores de carnes e pescados, estavam com um alto índice de oxidação. Assim, fizemos a limpeza nas calhas em razão do excesso de folhas e estamos instalando mais coletores de saída de drenagem, a qual facilita a captação e evita o transbordamento da mesma. O procedimento será concluído com a impermeabilização”, detalha o engenheiro civil e coordenador do setor, Danyllo Santana.
Ainda com relação ao resguardo das situações adversas, o engenheiro aponta outras demandas atendidas nos últimos dias em outros espaços de comércio gerenciados pela empresa municipal. Na zona Norte da cidade, no mercado Miguel Arraes, recentemente houve a recuperação de parte da estrutura metálica que acomoda o telhado do centro comercial, bem como a impermeabilização de alguns pontos da cobertura, além da substituição de vigas.
Os serviços englobam ainda reparação dos banheiros masculino e feminino, com a renovação de acessórios sanitários, a exemplo de vasos, mictórios, torneiras e descargas.
Os procedimentos se estendem ao Maria Virgínia Franco, na região central. No local, está em andamento o reparo na calha situada em toda lateral dos boxes da rua Dezenove. “O objetivo é assegurar o bem-estar da população, feirantes e dos turistas que frequentam os mercados, por isso, além das ações de higienização diárias, mantemos um elenco de serviços de manutenção de acordo com as principais demandas identificadas”, concluiu o coordenador.