Prefeitura reforça importância da vacinação em crianças e adolescentes

Saúde
13/05/2024 14h40
Início > Noticias > 105712

A prevenção é um dos principais caminhos para alcançar uma vida longa, e uma das formas de garantir a prevenção de doenças, principalmente na fase inicial da vida, é manter a caderneta de vacinação atualizada. Dessa forma, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta e conscientiza a população sobre a importância da vacinação infantil.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), estabelece um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças que atingem as crianças. Na capital, a SMS, através das Unidades de Saúde da Família (USFs), dispõe de salas de vacinas e promove ações estratégicas para o aumento da meta de vacinação.

De acordo com a médica infectologista da SMS, Fabrízia Tavares, o ideal é que os pais cumpram rigorosamente as orientações que são repassadas pelas unidades no atendimento à gestante.

“Ao nascer, a criança deve receber o cartão de vacinação, documento que deve ser preservado no decorrer da vida, sempre cumprindo todas as etapas destacadas naquele documento. Por terem defesas imunológicas frágeis, as crianças estão mais suscetíveis a doenças, assim, quanto mais cedo elas receberem as vacinas, mais cedo estarão protegidas. Assim, a vacinação para as crianças, é algo de extrema importância porque cria uma proteção contra várias doenças, evitando sequelas graves ou até mesmo o óbito”, destaca a médica.

A infectologista chama a atenção das pessoas para procurarem as unidades mais próximas de suas casas, portando todos os documentos com registros de documentação, cartão ou caderneta de vacinação, para garantir que os recém-nascidos e crianças sejam vacinados, e também para que a equipe faça uma avaliação e realize a atualização da situação vacinal.

Calendário Nacional de Vacinação

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, estabelece um calendário nacional de vacinações contra as principais doenças, e oferece vacinas gratuitamente, todas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

São elas: BCG; HPV (vírus do papiloma humano); Pneumocócica 10 e 23, contra pneumonia; Meningocócica C, contra meningite; Febre Amarela; VIP/VOP (vacina inativada e vacina oral poliomielite); Hepatite B; Penta (vacina adsorvida difteria, tétano, Hepatite B-recombinante, Haemophilus influenzae b - conjugada e pertussis); Rotavírus; Hepatite A;  Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); Dupla adulto (difteria e tétano); dTpa (difteria, tétano e coqueluche), DTP, varicela e meningo acwy.

Para alcançar as metas do PNI foram articuladas, pela Saúde de Aracaju, várias estratégias para incentivar a cultura de vacinação na população. Segundo a coordenadora de Imunização de Aracaju, Larissa Ribeiro, as vacinas possuem um papel fundamental na prevenção de diversas doenças que, inclusive, já foram erradicadas, e a ampliação da cobertura contribui para que elas não voltem.

“A SMS mantém estratégias e reforçamos a todos que busquem mais essa proteção à saúde. Os imunizantes estão disponíveis em nosso calendário, durante o ano inteiro,nas Unidades, além dos períodos de campanha. A população deve continuar se imunizando e lembrando que vacinas salvam vidas. Orientamos diariamente sobre a importância das vacinas que, além de serem disponibilizadas em todas as 45 USFs, também são ofertadas em eventos de grande público, instituições públicas, shoppings e unidades de ensino, onde os imunizantes ficam disponíveis”, ressalta Larissa Ribeiro.

Vacinação contra a dengue

Atualmente, a SMS também está aplicando a vacina contra a dengue. Neste primeiro momento, crianças entre 10 a 14 anos podem tomar a vacina, e 1.936 já foram vacinados. Os pais, mães e responsáveis devem levar as crianças em uma das 16 USFs com a oferta do imunizante, sendo das 8h às 18h30, as Unidades Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Manoel de Souza (Sol Nascente), Onésimo Pinto (Jardim Centenário), Augusto Franco (Farolândia), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Edézio Vieira (Siqueira Campos), José Calumby (Jardim Centenário), Francisco Fonseca (18 do Forte), Cândida Alves (Santo Antônio), José Machado de Souza (Santos Dumont) e Dona Jovem (Bairro Industrial). E das 8h às 16h30, Santa Terezinha (Robalo), Osvaldo Leite (Santa Maria) e Anália Pina (Almirante Tamandaré). Das 8h às 16h, José Augusto Barreto (Japãozinho). E das 8h às 15h30, a USF Celso Daniel (Santa Maria). Todas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira.

Vacinação contra a influenza

Outro imunizante que também pode ser aplicado em crianças é o de combate à influenza. Até o momento, já foram vacinadas 81.448 pessoas acima de 6 meses de idade, durante a campanha que iniciou no dia 11 de março. O imunizante reduz a carga da doença, previne hospitalizações, mortes e deixa o organismo mais forte para enfrentar as gripes.

É possível se vacinar de segunda a sexta-feira nas 45 Unidades, das 8h às 16h. Entre estas, 20 UFSs estão com o horário estendido, das 8h até 18h30. São elas: Antônio Alves (bairro Atalaia), Augusto Franco (bairro Farolândia), Ministro Costa (bairro Jardim Esperança), Dona Sinhazinha (bairro Grageru), Ávila Nabuco (Conj. Médci), Niceu Dantas (bairro Mosqueiro), Marx de Carvalho (bairro Ponto Novo), Hugo Gurgel (bairro Coroa do Meio), Joaldo Barbosa (bairro América), Manoel de Souza (Conj. Sol Nascente), Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos), Cândida Alves (bairro Santo Antônio), Dona Jovem (bairro Industrial), Francisco Fonseca (bairro 18 do Forte), José Machado (bairro Santos Dumont), José Calumby Filho (bairro Jardim Centenário), Onésimo Pinto (bairro Jardim Centenário), Fernando Sampaio (Conj. Castelo Branco), Humberto Mourão (bairro São Conrado) e Geraldo Magela (Conj. Orlando Dantas).

Já nos shoppings Riomar, Aracaju Parque Shopping e Jardins a vacinação está sendo ofertada aos sábados, das 13h às 18h, lembrando que, nestes pontos, a vacinação é direcionada somente para as pessoas acima de 5 anos de idade.