Prefeitura assegura Serviço de Atendimento Domiciliar e garante atenção humanizada em Aracaju

Saúde
15/05/2024 08h30
Início > Noticias > 105731

Com o objetivo de oferecer uma atenção humanizada, com acolhimento ao paciente e seus familiares, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assegura o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) desde 2021, levando mais alívio aos pacientes do SUS em Aracaju que estão acamados em casa e necessitam de cuidados.

As equipes do serviço realizam um trabalho diário, indo até a residência dos pacientes, onde prestam atendimento especializado, no conforto do lar e com a presença dos familiares, conforme explica a coordenadora do SAD, Elizabete Silva.

“Nossos profissionais acabam criando um vínculo muito grande com os pacientes e suas famílias e, com isso, nossa equipe consegue humanizar ainda mais o atendimento, cuidando não só da parte clínica, mas também social. Diariamente, as equipes do serviço visitam os pacientes em suas próprias residências, onde fazem procedimentos necessários para oferecer uma melhora ao seu estado de saúde. Eles levam todo o aparato médico necessário a cada caso, como curativos, antibiótico, algodão, soro, entre outros”, destaca a coordenadora.

Para ter acesso a este serviço, o paciente deve estar hospitalizado, e a unidade deve fazer a solicitação para que a equipe do SAD faça a avaliação de elegibilidade. Quando o paciente tem perfil do programa e está evoluindo com estabilidade clínica em um leito hospitalar, será feita a desospitalização.

“Com isso, a equipe do SAD leva o paciente para terminar o tratamento em casa, como um atendimento humanizado, que é uma das principais características do serviço. Outra maneira de solicitação, é caso do paciente que já se encontre em domicílio, podendo ser solicitada uma avaliação da equipe através da Unidade de Saúde da Família de referência do paciente”, explica Elisabete.

Segundo a coordenadora, além dos cuidados com a saúde, reduzindo riscos de infecções em ambiente hospitalar, o SAD possibilita um contato constante com as famílias.

“Nossa equipe é multidisciplinar e composta por médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e assistente social. Os profissionais também ensinam aos familiares dos pacientes a fazerem alguns procedimentos, como curativos e movimentos de fisioterapia, além de orientar sobre medicamentos que devem ministrar, ensinando os cuidadores a terem mais independência e segurança no manejo com o paciente”, reforça Elizabete.

A coordenadora reforça que existem diferenças entre o serviço SAD e o Home Care, sendo este último um atendimento 24h em casa. “Muitas vezes, as pessoas confundem um com o outro. Mas, diferente do Home Care, que é aquele em que o paciente tem o serviço por 24h em casa, no SAD, as equipes realizam os procedimentos médicos necessários e o paciente fica aos cuidados da família, que é orientada sobre como proceder, evitando, com isso, que esses pacientes sejam novamente internados e seja possível liberar mais leitos nos hospitais”, complementa Elisabete.