Prefeitura realiza mutirão de visitas em Aracaju para atualização do Cadastro Único

Família e Assistência Social
08/06/2024 11h44
Início > Notícias > Prefeitura realiza mutirão de visitas em Aracaju para atualização do Cadastro Único

Cerca de 300 famílias aracajuanas receberam na manhã desse sábado, 8, a visita das equipes da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, para atualização do Cadastro Único. O objetivo é concluir com mais celeridade a demanda encaminhada pelo Governo Federal dos cadastros que se encontram bloqueados ou em averiguação.  


Para o mutirão de visitas foram mobilizados cerca de 40 profissionais, entre cadastradores e motoristas, que se dividiram pelos bairros e distritos da capital, com o objetivo de abranger o maior número de famílias em todas as regiões da cidade. 

"O Governo Federal encaminhou uma planilha com mais de três mil famílias que só podem ter os cadastros atualizados no domicílio para que o seu benefício seja liberado. Estamos realizando esse mutirão de visitas no dia de sábado, que é justamente o dia que as famílias estão em casa, para que a gente faça o maior número de visitas possíveis, para que esses benefícios sejam liberados e as famílias voltem a receber o Bolsa Família. É uma força-tarefa mesmo, com todos os cadastradores que a gente tem, para que a gente possa otimizar ao máximo essas visitas que estão represadas", explica a diretora de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda, Yolanda de Oliveira. 

As visitas domiciliares do Cadastro Único acontecem com o objetivo de identificar a veracidade das informações declaradas pelos beneficiários, elas são realizadas de forma agendada para famílias que apresentam alguma inconsistência nos dados ou que não realizaram a atualização nos últimos dois anos. Após as visitas, o Governo Federal consegue distribuir os benefícios de forma mais eficiente e justa, atendendo as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e que realmente mais necessitam dos benefícios socioassistenciais. 

"A gente entra em contato com as famílias, para que elas já estejam preparadas para nos receber. A gente vem com a folha resumo dos beneficiários e fazemos a atualização dos dados no domicílio, sem precisar que a pessoa retorne ao Cras. Caso a gente identifique alguma irregularidade nas informações passadas, solicitamos uma visita técnica para uma averiguação mais aprofundada", explica o supervisor do Cadastro Único, Paulo Williame Oliveira, que atua no serviço há 16 anos. 

A dona de casa Verônica Soares Santos foi uma das beneficiárias que recebeu a visita dos cadastradores neste sábado. Com o cadastro bloqueado, Verônica aguardava a visita domiciliar para a regularização do benefício do Programa Bolsa Família. 

"Eu acho bacana as visitas, bom porque evita de passar por algumas situações, tipo ficar muito tempo sem receber, e fica complicado. No momento o benefício está sendo crucial porque não posso trabalhar agora e fica impossível viver. Meu filho estava precisando de uma cirurgia e então eu não podia trabalhar. É uma renda que vem ajudar bastante", disse a dona de casa e mãe de dois.