Sema realiza audiência pública para aprovação de empreendimento no bairro Aeroporto

Meio Ambiente
15/05/2024 17h11
Início > Notícias > Sema realiza audiência pública para aprovação de empreendimento no bairro Aeroporto

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), realizou nesta quarta-feira, 15, uma audiência pública para apresentação e aprovação do Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV) para a construção do Masterplan Santa Tereza.
 
O encontro aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju e contou com a participação dos membros da Comissão de Análise do RIV da administração municipal, composto por representantes das Secretarias Municipais do Meio Ambiente (Sema) e da Infraestrutura (Seminfra), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). 

"Hoje, foi realizada a audiência de mais um Relatório de Impacto de Vizinhança, onde foi exposto aos presentes detalhes sobre o empreendimento Masterplan Santa Tereza, seus impactos positivos, negativos, medidas mitigadoras e compensatórias para viabilidade deste parcelamento de solo. A audiência é um instrumento importante para dar conhecimento ao público. Nela, o empreendedor pode ser questionado, podendo receber sugestões adicionais, acatar ou não, em prol da melhor solução de viabilidade para o empreendimento exposto, ter validação dos presentes ou não. Uma vez aprovado, todo material é apresentado aos conselheiros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (Condurb), onde o RIV será aprovado ou não”, esclareceu o presidente da Comissão de Análise do RIV, Rômulo Gomes.

O Masterplan Santa Tereza será implantado no bairro Aeroporto, na zona sul de Aracaju. O terreno conta com uma área de 85.503,16m² em área com sistema viário já implementado e consolidado."O empreendimento vai urbanizar uma área grande, próxima ao Aeroporto Santa Maria. Ele trará, de imediato, benefícios para a região, fornecendo área comercial, equipamentos de lazer e também fazendo a sinalização do espaço e das ruas ao redor. Esse é um projeto de desmembramento e terá quatro áreas destinadas para condomínios residenciais futuros", afirmou a responsável pelo Relatório de Impacto de Vizinhança do empreendimento, Renata Sachs.

O secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos, explicou quais são as próximos passos a serem seguidos. "Agora, essa proposta será enviada ao Conselho para que faça a avaliação final e, uma vez aprovada, significa dizer que nós teremos mais um grande empreendimento na cidade, com segurança e qualidade. Claro, sempre atento à questão da preservação ambiental, como princípio de que, em Aracaju, o desenvolvimento é compatível com a sustentabilidade”, destacou.