Maternidade Lourdes Nogueira conclui programação da Semana da Enfermagem

Saúde
16/05/2024 16h30
Início > Noticias > 105771

Em alusão ao Dia do Enfermeiro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), iniciou, no último dia 13, a programação da Semana da Enfermagem, que contou com diversos momentos de trocas de experiências e de autocuidado entre as profissionais da unidade. Nesta quinta-feira, 16, as atividades foram concluídas no auditório da unidade.

De acordo com a enfermeira administrativa do Núcleo de Segurança do Paciente, Luciana Bontempo, a programação foi preparada com o intuito de compartilhar as diferentes experiências de cada profissional em sua área de atuação, sobretudo com foco no cuidado central do paciente.

“Dividimos a programação em algumas etapas para as equipes poderem participar das palestras. Trouxemos temas como o empoderamento do enfermeiro na unidade de saúde e nas diversas áreas de atuação, a exemplo do centro de parto normal, no setor de qualidade e performance, na comissão de ética de enfermagem. Tudo isso visando a melhoria dos processos assistenciais e administrativos voltados para o cuidado central do paciente”, explica Luciana.

Durante a Semana da Enfermagem, os profissionais não só participaram ouvindo os demais colegas sobre a condução dos trabalhos em cada setor, como também ministraram palestras sobre temas importantes na rotina e cuidado com o paciente. Além do Spa Day, momento reservado para o autocuidado das profissionais, os temas abordados incluíram reflexões acerca da violência obstétrica, Síndrome de Burnout, empreendedorismo, entre outros.

As enfermeiras obstetras Amanda Camilo e Thatyanny Ramony ministraram juntas a palestra intitulada “Enfermagem Obstetrícia e Neonatal: o papel dos enfermeiros no cuidado das gestantes, puérperas e recém-nascidos”.

Segundo Amanda Camilo, em função dos inúmeros setores de atenção e cuidado à saúde das puérperas e dos bebês quando da estadia na maternidade até a alta, os profissionais cumprem suas funções e os colegas acabam desconhecendo o funcionamento integral de cada setor.

“Hoje, falamos sobre a atuação do enfermeiro obstetra no centro de parto normal, os cuidados com a mãe e com o bebê. No decorrer da semana, tivemos várias palestras que trataram de muitos temas e isso é muito importante porque, muitas vezes, não conhecemos bem a função dos outros setores e, com esse momento, temos a visão dos demais setores em que os nossos colegas atuam. Isso proporciona uma melhor integração com os demais profissionais ao conhecer o andamento de todos os serviços da maternidade”, relata Amanda.

Para Thatyanny Ramony, o propósito das palestras é desmistificar o papel do enfermeiro dentro de uma maternidade, principalmente destacando a importância em ter um quadro de profissionais capacitados para oferecer essa assistência.

“Durante a Semana da Enfermagem, assistimos a palestras de suma importância porque conhecemos o trabalho dos demais setores, e perceber a autonomia que eles têm para exercer suas funções é fundamental. Cada momento promove mais conhecimento e saímos daqui mais qualificados com as contribuições de todas as equipes, demonstrando o nosso cuidado com a paciente, o bebê e toda a família”, conclui Thatyanny.