Funcaju realiza reunião técnica para Política Nacional Aldir Blanc

Cultura
22/05/2024 17h13

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), nesta quarta-feira, dia 22, promoveu a reunião técnica referente à aplicação de recursos da Política Nacional da Aldir Blanc (PNAB). Realizada no auditório da Emurb, a reunião trouxe setores culturais da cidade para debateram sobre a execução da PNAB no município.

O levantamento das informações mapeadas tanto na consulta pública online quanto da reunião técnica será utilizado como subsídio na elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR). O documento será encaminhado, posteriormente, ao Ministério da Cultura (MinC),  ainda neste mês de maio.

De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, "a reunião da PNAB é uma etapa fundamental para a execução da Lei Aldir Blanc II. É por onde se exercita de forma ampla, aberta e democrática o diálogo necessário para chegar ao melhor modelo possível dos editais que vão selecionar os projetos de maior relevância cultural para devolver à sociedade os frutos dos recursos públicos destinados por ela mesma na forma de impostos".

A agente cultural e artista da cena teatral Virgínia Lúcia, mostrou-se satisfeita em a sociedade poder participar da construção do PAAR. "Eu acho que é um primeiro passo acertado, que a Funcaju já vinha trilhando com a LPG, que é com transparência. Nós sabemos que não é fácil, o tempo conspira contra à perfeição, mas ficamos satisfeitos. A Funcaju tem sido exemplar, acumulando a cultura como uma área de conhecimento e não de aventura, com a implantação de uma política participativa", declara.

Sobre a PNAB

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) tem por objetivo estimular o fomento à cultura nos entes federativos do Brasil, por meio de editais e chamamentos públicos para entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, na difusão, na promoção, na preservação e na aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais.

Enquanto as ações culturais das Leis Aldir Blanc I e Paulo Gustavo possuíam caráter emergencial, a PNAB receberá investimentos regulares para o desenvolvimento de projetos e programas culturais. Está destinado para o Estado de Sergipe o recurso no valor de R$24.88.063,01 milhões; sendo R$4.523.414,56 direcionado à capital.

Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato pelo e-mail funcaju.cultura@aracaju.se.gov.br ou por telefone 3179-3685.