Escola Tech: equipamentos são pedagogicamente adequados à educação infantil

Educação
28/05/2024 16h00
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O programa Escola Tech, pacote tecnológico desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju para escolas de toda a rede de ensino municipal, é composto por diversos equipamentos digitais que são distribuídos nas unidades de forma padronizada. Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), adequa esses equipamentos de acordo com as necessidades específicas da modalidade, a fim de garantir uma maior qualidade no ensino-aprendizagem.

As adequações são feitas respeitando os planejamentos e interesses pedagógicos das Emeis e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e, de acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia de Informação (DTI/Semed), Caio Davinis, mesmo com as diferenças, "o programa não deixa de ser um projeto que faz parte do ensino infantil e não deixa a desejar em relação ao ensino fundamental".

“Um exemplo das diferenças é o reconhecimento facial, que é mantido na educação infantil, mas, o reconhecimento interno, que são as câmeras de dentro das salas de aulas, não é instalado porque os alunos são mais novos e estão em constantes mudanças físicas. Mas, o reconhecimento facial externo continua em funcionalidade para garantir a observação dos horários de entrada e saída desses alunos, pois são dados importantes em relação ao contexto pedagógico e para a parte administrativa também”, explica.

No tocante à disposição dos displays interativos, eles também são instalados nas Emeis. No entanto, nas turmas de alunos com um e dois anos de idade, as telas não são disponibilizadas, por meio de consenso entre Secretaria e equipes gestoras.

“Deixamos o acesso para os alunos maiores e, dependendo da escola e do projeto de desenvolvimento dessa unidade, colocamos na sala de brinquedo ou nas salas de leitura dessas escolas. Um ponto que também tem um diferencial muito vantajoso é a vigilância eletrônica no ensino infantil, que mantém o seu propósito de proteção patrimonial e a sua capacidade de fazer a identificação de algum tipo de incidente, desmaio ou atitudes violentas. Dessa forma, a gente proporciona um ambiente mais protetor para essas crianças, que são um pouco mais vulneráveis do que os alunos das escolas do ensino fundamental”, informa o diretor. 

Além do auxílio em atividades infantis, a própria administração escolar se beneficia com o uso dos displays, podendo realizar processo de interação, divulgação e formações junto aos outros funcionários, pais e responsáveis. 

“É importante ressaltar que as Emeis também vão ser beneficiadas pelo portal do pai e responsável, onde as escolas já estão em processo de receber formação e orientações. Por mais que os alunos da educação infantil não tenham notas, ainda assim, os pais  têm o processo de acompanhamento e eles poderão ter acesso a esses dados. Então, os dados do diário eletrônico e o reconhecimento facial vão ser disponibilizados no portal e poderão ser acessados pelos pais e irresponsáveis”, enfatiza Caio Davinis.

Professora da Emei José Garcez Vieira, Carina Nunes descreve o recurso como maravilhoso, pois ajuda no desempenho e no desenvolvimento das atividades com os alunos. “Além de ser uma ferramenta que auxilia o professor, as crianças ficam super empolgadas em realizar as atividades. A gente trabalha com a lousa, com os vídeos e os estudantes trabalham a letra cursiva, entre outras coisas mais. O Escola Tech é muito bom e facilita demais o nosso trabalho e, com certeza, as crianças amam esses recursos”, afirma.