O debate sobre o desenvolvimento sustentável foi o que conduziu a atividade realizada nesta terça-feira, 28, pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). Durante palestra promovida pela Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), servidores puderam discutir estratégias para buscar um comportamento mais ambientalmente responsável em Aracaju.
A iniciativa teve objetivo de proporcionar aos participantes uma discussão sobre os pilares do ESG (Enviroment, Social & Governance), que se refere às boas práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa ou instituição. A educadora ambiental da Esgap, Raphaela Ribeiro, reforça que, por se tratar de um assunto que vem sendo debatido mundialmente, é fundamental que políticas públicas para o município sejam estimuladas e discutidas.
"É importante a gente começar a pensar em uma proposta de cidades sustentáveis, inteligentes, voltadas e pensadas para pessoas. É extremamente relevante levar esse debate para os servidores municipais, para que a gente consiga tornar isso viável. Sensibilizar e levar conhecimento para os servidores é a melhor ferramenta para isso", acredita.
Com o tema "ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: como sair da teoria e partir para a prática", a palestra foi ministrada pela arquiteta e urbanista Dauane Santana. Foram abordados conceitos sobre desenvolvimento sustentável e governança ambiental, além de exemplos de como cada pessoa pode fazer sua parte e colocar a teoria em prática de forma exitosa.
"Apresentamos projetos, seja na gestão pública ou privada, que deram certo e conseguiram aplicar a teoria da sustentabilidade, que é alcançar o equilíbrio social, ambiental e econômico. Nossa ideia é pensar estratégias para aplicar dentro de Aracaju, que as pessoas saiam hoje com ferramentas e metodologias para tentar mudar a realidade dentro do raio de alcance de cada um", disse.